Disciplina Curricular
Produção Primária Marinha PPMar
Mestrado Bolonha em Ecologia Marinha - 2_Plano 2015/16
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Fornecer as bases para a compreensão do funcionamento dos ecossistemas marinhos, a partir de uma abordagem que foca os processos ecológicos e o papel dos produtores primários nos ciclos biogeoquímicos. Dar conhecimento aos alunos das principais metodologias utilizadas neste domínio científico, desde as tecnologias clássicas até às mais recentes, com especial foco na deteção remota da cor do oceano. Contribuir para a formação de técnicos habilitados a responder às necessidades de Portugal nas directivas comunitárias em relação ao meio costeiro e marinho. Estabelecer a ligação à realidade portuguesa, em termos da investigação na Àrea de Produção Primária Marinha, assim como conhecimento dos principais problemas ambientais, tais como a eutrofização, o florescimentos de algas nocivas, as alterações climáticas. As componentes teórica e teórico- prática do programa são leccionadas em estreita ligação com a componente teórica.
Programa
O programa pretende transmitir aos alunos conhecimentos sobre Produção Primária Marinha, com ênfase no Fitoplâncton. Pretende-se que os alunos ganhem competências nas metodologias de estudo do Fitoplâncton, focando com particular atenção as que se prendem com monitorização do Fitoplâncton. Dá-se particular atenção às principais questões da investigação actual, tais como papel do Fitoplancton no ciclo de carbono e possíveis alterações na sua biomassa, composição e fenologia devido às alterações globais. O programa das aulas teórico-práticas consiste em 1) trabalhar base de dados oceanográficos, recorrendo a software especifico para realizar mapeamentos e análise de dados; 2) discutir a ecologia das comunidades fitoplantónicas, através de trabalhos de desenvolvimento, 3) ganhar competências em novas ferramentas que permitam utilizar facilmente dados de satélite.
Métodos de ensino e avaliação
As metodologias de ensino utilizadas visam desenvolver um conhecimento estruturado dos produtores primários marinhos e para isso englobam aulas teóricas expositivas, onde é dada importância ao contacto próximo com os docentes e ao desenvolvimento das capacidades de análise crítica e relacional, nomeadamente no tratamento dos dados oceanográficos e sua apresentação e discussão. Nas aulas TPs os alunos irão ter oportunidade de seguir uma abordagem "hands-on" à matéria. As aulas são feitas com recurso à utilização continua de computadores. Os alunos devem adquirir competências na área da produção primária, com especial relevo para a deteção remota da cor do oceano. Pretende-se que no fim da disciplina, os alunos sejam autónomos na utilização das ferramentas de utilização de bases de dados e de deteção remota. Avaliação: Teste individual (50%), componente contínua da avaliação (50%). A componente contínua integra relatórios, pequenos projectos/discussões, em grupo ou individualmente. Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.