Disciplina Curricular
Ecologia e Gestão dos Recursos Vivos Marinhos EGRVM
Mestrado Bolonha em Ecologia Marinha - 2_Plano 2015/16
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ecologia e Gestão dos Recursos Vivos Marinhos visa proporcionar aos alunos a aquisição de um conhecimento sólido sobre a exploração dos recursos vivos marinhos e sobre o impacto dessa exploração nos sistemas naturais, bem como alertá-los para os mais importantes problemas ecológicos que a exploração dos recursos vivos marinhos coloca na actualidade. Os alunos ficarão habilitados para formar a própria opinião sobre a melhor forma de utilizar o mar e os seus recursos vivos, para avaliar as consequências da não minimização dos problemas associados à colheita/produção, e para avaliar a importância da monitorização, gestão, e conservação dos recursos, numa procura para garantir a sustentabilidade da exploração.
Programa
Ecologia e Gestão dos Recursos Vivos Marinhos aborda, numa perspectiva ecológica, a evolução e a situação actual da exploração dos recursos vivos marinhos. Em relação a estes, serão focados os ambientes explorados e os principais meios e técnicas de exploração; as espécies-recurso exploradas; os meios disponíveis para monitorizar e gerir a exploração; os tipos de transformação, conservação e uso dos recursos; as consequências da exploração e as perspectivas futuras do uso dos recursos. Serão ainda abordadas formas alternativas de potenciar o aumento da produção (e.g. aquacultura, recifes artificiais), e serão discutidos temas actuais e polémicos (e.g. capturas colaterais e seu destino, “pesca fantasma”, selectividade vs. eficácia de artes de pesca, cultivo de animais geneticamente transformados). Os conteúdos programáticos do curso são apresentados em sessões teóricas, teórico-práticas e em visitas a empreendimentos industriais com actividade relacionada com os temas abordados.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação individual: exame escrito (50%) com perguntas de escolha múltipla e de desenvolvimento; Avaliação colectiva (contínua; 50%): 5 trabalhos de grupo com carácter monográfico sobre temas relacionado com os recursos vivos marinhos (25%) e respectiva apresentações orais (25%), durante o semestre. A admissão a exame depende da presença em pelo menos 75% das sessões Ts e TPs (excepto alunos que beneficiem de regimes especiais). Nota: Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.