Disciplina Curricular
Bens e Serviços do Oceano BSO
Mestrado Bolonha em Ecologia Marinha - 2_Plano 2015/16
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo da disciplina é expor os alunos às problemáticas inerentes à relação do Homem com o Oceano, especificamente no que respeita ao aproveitamento e utilização dos serviços ambientais que o Oceano proporciona. Pretende-se, por um lado, promover o despertar dos futuros profissionais de ambiente na área marinha para as questões e problemáticas associadas e, por outro, dar-lhes ferramentas básicas de apoio à decisão (à gestão) no respeitante ao uso e apropriação desses bens e serviços, especificamente no que respeita ao meio marinho e, com algum ênfase, na área costeira, de interface entre a sociedade e o Oceano. As questões setoriais tratadas e a forma como são abordadas, nomeadamente, a valoração dos bens e serviços do Oceano e as opções subjacentes à sua potencial gestão sustentável, permitirão que os alunos compreendam a posição e a relação do Homem no/com o planeta Oceano e que sejam capazes de ler e integrar situações diversas numa perspetiva de sustentabilidade efetiva.
Programa
Definição de Bens e Serviços ambientais: classificação segundo o Millenium Ecosystem Assessment. O planeta Oceano e a relação do Homem com o ambiente. Utilização e exploração de Bens e Serviços do Oceano e riscos associados. O valor económico dos Bens e Serviços ambientais e, em particular, do Oceano. Acesso aos Bens e Serviços do Oceano: sustentabilidade de uso. Economia e Ecologia: disciplinas paralelas ou antagónicas? O conceito de Pegada Ecológica enquanto medida do uso dos Bens e Serviços ambientais. Valoração de Bens e Serviços Ambientais: valor relativo e valor absoluto. A evolução da exploração e conhecimento do oceano – perspectiva histórica. Governação dos Bens e Serviços do Oceano: conceitos base de governação e seu enquadramento a nível do Oceano. A economia do mar na UE: atividades mais relevantes e sua importância a nível mundial. Panorâmica nacional sobre as atividades marítimas.
Métodos de ensino e avaliação
Métodos de ensino: Aulas teóricas relativas aos conteúdos programáticos; leitura e análise crítica de artigos científicos apresentados e fornecidos aos alunos, e materiais audiovisuais apresentados nas aulas; Brainstormings temáticos organizados em grupos de estrutura variável; produção e apresentação de pequenos ensaios sobre temáticas selecionadas. Saída de campo a um sistema costeiro pré-definido, para reconhecimento/identificação dos Bens e Serviços do Oceano, explorados e potencialmente acessíveis, e da sua integração, a nível local e regional. Métodos de avaliação: A avaliação da disciplina será efetuada a partir de avaliação contínua constituída por 3 elementos de avaliação: Elaboração, apresentação oral e debate de 2 ensaios escritos, a realizar em regime de trabalho de grupo (máximo de 3 elementos e com composição variável), relativos a temas propostos pelos docentes (50%) e trabalho de grupo sobre os Bens e Serviços do Oceano identificados numa saída de campo e expostos oralmente (50%). Cada um dos elementos de avaliação referidos será constituído por uma componente escrita (70%) e uma componente oral (30%), que incluirá a apresentação e discussão. Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.