Disciplina Curricular
Qualidade Ecológica das Águas Costeiras e Oceânicas QEACO
Mestrado Bolonha em Ecologia Marinha - 2_Plano 2015/16
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta disciplina pretende fornecer aos alunos conhecimentos sobre a legislação europeia (Directiva Quadro da Água e Directiva Quadro Estratégia Marinha) relativa à qualidade ecológica e à integridade dos ecossistemas costeiros e marinhos, dotá-los de perspectiva crítica sobre as actuais estratégias e políticas europeias que visam a conservação do meio marinho, e competências para avaliar a qualidade ambiental desses sistemas. Espera-se que os alunos sejam capazes de: - Reconhecer a complexidade e variabilidade dos sistemas costeiros e as suas implicações na avaliação do estado ecológico e no estabelecimento das épocas de monitorização. -Utilizar métodos/ferramentas de avaliação da qualidade ecológica dos sistemas estuarinos e costeiros. - Participar no processo de implementação de ambas as directivas (DQA e DQEM) e na recuperação dos sistemas.
Programa
Conceitos e problemáticas relacionadas com a água; Ecossistemas costeiros e oceânicos - características próprias e variabilidade natural; A protecção do meio marinho na Europa: Directiva Quadro da Água (DQA) e Directiva Quadro-Estratégia Marinha (DQEM); Historial da avaliação da qualidade da água e evolução de conceitos e perspectivas; Indicadores biológicos e índices multimétricos de avaliação da qualidade ecológica de ecossistemas estuarinos e costeiros; DQA e descritores usados na definição do bom estado ecológico; DQEM – âmbito de aplicação e a importância das Convenções regionais na sua implementação; Gestão ecossistémica do meio marinho: dificuldades, oportunidades e desafios.
Métodos de ensino e avaliação
Os métodos de ensino assentam em abordagens múltiplas que incluem: - Aulas teóricas sobre os conteúdos programáticos; - Brainstormings temáticos; - Passagem de documentários e debate sobre o seu conteúdo. A avaliação da disciplina será efectuada a partir de: - 4 mini-testes (50%) – Avaliações individuais escritos com a duração de cerca de 45 minutos realizados ao longo do curso. - Apresentação oral (PowerPoint) e discussão de um trabalho de grupo sobre um dos tópicos abordados nas aulas (50%). Face à situação atual de pandemia, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações.