Disciplina Curricular

Ecologia de Sistemas Costeiros ESC

Mestrado Bolonha em Ecologia Marinha - 2_Plano 2015/16

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina de Ecologia de Sistemas Costeiros, pretende dar aos alunos uma visão dos sistemas costeiros, a nível mundial e nacional, enquanto interfaces funcionais entre os ambientes terrestres e marítimos e, como tal, desde sempre áreas preferenciais de instalação e ocupação pelas sociedades humanas. Focada nas vertentes que os tornam nos ambientes com maior valor a nível de bens e serviços ambientais proporcionados, desde logo, pela sua diversidade, funcional e fisiográfica, pela sua dinâmica natural e pela biodiversidade e produtividade que suportam, a disciplina parte da caracterização física, tipificação e análise do devir dos diferentes sistemas costeiros marinhos, para chegar à descrição e caracterização dos principais ecossistemas correspondentes, incluindo, estuários, costas rochosas, praias e sistemas da plataforma. É depois descrita, estudada e discutida a procura, utilização e ocupação preferenciais pelo Homem de diferentes tipos de sistemas costeiros, a natureza e valor dos bens e serviços proporcionados e percepcionados e discutido o potencial de conflitos de uso, associados, nomeadamente, às elevadas taxas de ocupação e correspondentes impactos. Esta componente é enquadrada com as opções estratégicas subjacentes, desde a definição de “Áreas de Desenvolvimento” (de natureza diversa – áreas turísticas a pólos industriais), à de “Áreas Marinhas Protegidas (AMP)” As características específicas da costa Portuguesa, nomeadamente a abundância e diversidade dos sistemas costeiros e correspondentes regimes legais/formais, são directamente abordadas no quadro da componente teórico-prática de trabalho no terreno.

Programa

Definições formais e funcionais de Zona Costeira marinha; Caracterização e variabilidade dos sistemas costeiros marinhos: escalas espaciais e temporais envolvidas - do bioma aos sistemas locais; da agitação marítima às alterações climáticas – componentes aleatórias, cíclicas e tendenciais da variabilidade temporal; Principais sistemas costeiros: Terrestres (e.g. sistemas dunares marinhos ou áreas costeiras humanizadas); Intertidais (e.g. sapais, mangais, plataformas de maré – rochosas ou sedimentares, estuários, …); Bentónicos (e.g. recifes rochosos ou de coral, florestas de macroalgas, ostreiras, pradarias de fanerogâmicas, plataforma continental superior, …); Pelágicos (e.g. afloramentos costeiros, áreas de concentração de recursos pesqueiros, …); Os sistemas costeiros enquanto suporte de produtividade e biodiversidade – fitoplâncton, micro e macrofitobentos, níveis tróficos secundários (herbívoros a decompositores); Bens e serviços ambientais proporcionados pelos sistemas costeiros, sua exploração e seu valor – recursos vivos - pescas, recursos minerais, recursos estéticos – turismo, energias renováveis, acessibilidades – navegação, valores espirituais,… ; A componente humana dos sistemas costeiros – uso e ocupação e conflitos associados – da degradação à recuperação de ecossistemas, da definição de áreas “sacrificiais” à de AMP, ou da defesa costeira à acomodação da dinâmica costeira.

Métodos de ensino e avaliação

Componente teórica (avaliação contínua – regularidade e participação: 15%) - Introdução aos ambientes costeiros – a Zona Costeira; - Caracterização, enquadramento e dinâmica (variabilidade) dos sistemas costeiros marinhos; - Ambientes costeiros específicos – estuários, costas rochosas, praias, sistemas da plataforma; - Serviços ecossistémicos na Zona Costeira e dinâmicas sócio-económicas associadas; - Gestão dos sistemas costeiros – da criação de “Áreas de Desenvolvimento” à de “Áreas Marinhas Protegidas (AMP)” Componente teórico-prática • Análise e discussão de situações específicas, a partir de bibliografia de referência (relatório escrito. Gr. 3 els.: 10%) • Exercício de identificação de diferentes tipos de sistemas costeiros, descrição e avaliação da sua evolução recente (2000, -) c/ base em informação disponível (relatório escrito. Gr. 3 els.: 15%) • Exercício de role-play s/ cenário hipotético, com elaboração de uma proposta de zonamento e gestão, devidamente justificada e avaliada (relatório escrito e apresentação e discussão “pública”. Individual: 30%) • Contacto no terreno c/ situações reais de ocupação/utilização da zona costeira - identificação de serviços ecossistémicos em jogo e de agentes envolvidos. Selecção de dois casos e levantamento de informação ad-hoc dos agentes locais - elaboração de um diagnóstico de situação e de potenciais acções de melhoria (relatório escrito e apresentação. Colectivo: 30%).

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2 Semestre