O objetivo deste ciclo de estudos integrado é de formar, em 10 semestres, engenheiros de conceção numa área científica multidisciplinar e em forte expansão. O Departamento de Física, que conta com uma unidade de investigação e desenvolvimento dedicada a este tema, o Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica, possui uma grande experiência neste domínio, tanto a nível de investigação como de ensino, tendo oferecido no passado um Mestrado em Biofísica que funcionou ininterruptamente desde 1992.

O Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica privilegia, por um lado, as aplicações da Física ao estudo do organismo humano, ao nível da modelação biofísica dos processos fisiológicos e fisiopatológicos e, por outro, o estudo das tecnologias de diagnóstico e terapia que revolucionaram a Medicina nas últimas décadas. Pretende-se que, para além da obtenção de experiência em investigação, os estudantes tenham também, ao longo de todo o curso, contacto com a realidade clínica e empresarial, oferecendo-se por isso a possibilidade de realizar estágios em instituições hospitalares ou empresas com as quais existam acordos de cooperação, em Portugal ou no estrangeiro.

Competências: Compreensão do organismo humano e da doença, através da engenharia e da física. Desenvolvimento e otimização de métodos de diagnóstico e terapia, instrumentação biomédica e software. Área multidisciplinar que requer interação com o meio hospitalar, empresarial e de investigação.

Perfis:

. Biofísica Médica e Fisiologia de Sistemas;
. Sinais e Imagens Médicas;
. Engenharia Clínica e Instrumentação Médica;
. Radiações em Diagnóstico e Terapia.

Empresas de tecnologia médica e biofísica | Empresas de consultoria | Instituições hospitalares | Instituições de ensino superior e de investigação.