Disciplina Curricular

Jardins como Espaços de Ciências JcEC

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica - 3_Plano 2015/16 (Mest.Int)

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 1º Ciclo > Engenharia Biomédica e Biofísica - Tronco Comum > Optativas > 2º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Jardins como espaços de Ciência tem como objectivo dar a conhecer os jardins como espaços privilegiados para pensar alguns tópicos das Ciências; despertar a sensibilidade dos alunos para as potencialidades que os jardins representam para a Ciência e para o desenvolvimento de soluções e práticas de sustentabilidade para o futuro do planeta; e abordar alguns jardins que sendo resultado do cruzamento de arte e ciência, se assumem como instituições de construção de conhecimento. Neste sentido, pretende-se dotar os alunos com uma série de conhecimentos sobre a história de ciências como a botânica e a zoologia relacionada com os jardins (úteis para a biologia vegetal e animal), mas também sobre tópicos da ciência, engenharia e tecnologia que foram experimentados e ensaiados nos jardins antes de serem aplicados na grande escala da paisagem e das cidades, como as questões relacionadas com a gestão da água e técnicas de cultivo.    

Programa

Os jardins como espaços de conhecimento histórico e de projecção ética no futuro do planeta, inclui nesta unidade curricular os seguintes conteúdos: 1.O conceito de jardim. As ciências presentes no jardim. 2. Os elementos dos jardins e o seu vocabulário. 3. Os Jardins Botânicos. 4. Os Jardins Zoológicos. 5. Os sistemas hidráulicos nos jardins. 6. A presença da mecânica e da física nos jardins. 7. O jardim como laboratório do que se pode fazer em grande escala na paisagem. 8. O Jardim como laboratório do que se pode fazer em grande escala na cidade. 9. O jardim como espaço de reflexão sobre natureza e cultura.

Métodos de ensino e avaliação

O método de ensino baseia-se na exposição por parte do professor dos conteúdos da unidade curricular com recurso a um vasto banco de imagens. Serão analisados alguns textos considerados que ilustrem a perspectiva dos jardins como espaços de ciência, seguido de discussão com os alunos.A avaliação é contínua e compreende a presença e interesse nas aulas; participação na construção de um blog de Jardins e Ciência; e a realização de uma frequência sobre os temas lecionados.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre