Disciplina Curricular

Bioinformática Bioi

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica - 3_Plano 2015/16 (Mest.Int)

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo > Perfil > Perfil em Engenharia Clínica e Instrumentação Médica > Optativas > 5º Ano > 993_MI em Engenharia Biomédica e Biofísica (4º e 5º Anos)

Período:

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo > Optativas > 4º Ano > 993_MI em Engenharia Biomédica e Biofísica (4º e 5º Anos) > 2º Semestre

Período:

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo > Perfil > Perfil em Radiações em Diagnóstico e Terapia > Optativas > 5º Ano > 993_MI em Engenharia Biomédica e Biofísica (4º e 5º Anos)

Período:

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo > Perfil > Perfil em Sinais e Imagens Médicas > Optativas > 5º Ano > 993_MI em Engenharia Biomédica e Biofísica (4º e 5º Anos)

Período:

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo > Perfil > Perfil em Biofísica Médica e Fisiologia de Sistemas > Optativas > 5º Ano > 993_MI em Engenharia Biomédica e Biofísica (4º e 5º Anos)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A - Adquirir uma visão panorâmica dos aspectos mais importantes da bioinformática, incidindo nos aspectos computacionais e algoritmicos da área B - Adquirir capacidade para compreender os problemas fundamentais da área e saber que ferramentas têm à sua disposição para os resolver, bem como as suas limitações C – Saber articular diferentes áreas e ferramentas para desenhar e executar estudos científicos em bioinformática

Programa

Bases de dados para Bioinformática. Anotação funcional de genes. Análise de seqüências de proteínas e matrizes de substituição. Métodos de comparação de sequência e BLAST. Métodos de alinhamentos múltiplos, e modelos ocultos de Markov para anotação de domínios. Previsão de função de sequencias proteicas. Métodos computacionais de análise de estruturas proteicas (estrutura secundária e terciária). Classificação das estruturas. Modelação comparativa e métodos de previsão da estrutura de proteínas. Bioinformática do interactoma e das redes metabólicas. Análise de Dados de Expressão Gênica em microarrays e RNA-Seq. Introdução à quimoinformática. Ontologias e dados semânticos em bioinformática. Prospecção de textos biomédicos. Sistemas de workflow para bioinformática.

Métodos de ensino e avaliação

TEÓRICA Expositiva e demonstrativa. A exposição é baseada na bibliografia aconselhada e utiliza recursos digitais. A demonstração recorre a ferramentas computacionais em bioinformática. A interacção com os alunos é fomentada através de momentos de discussão ao longo de cada aula. TEÓRICO-PRÁCTICA Método activo-participativo, através de tutoriais e projecto. São realizados tutoriais interactivos de várias ferramentas e métodos em bioinformática, utilizando dados reais. Os alunos realizam um projecto recorrendo a um conjunto de metodologias em bioinformática. AVALIAÇÃO A avaliação consiste num projecto prático e num exame escrito.

Disciplinas Execução

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre