Disciplina Curricular

Projeto e Desenho Assistido por Computador PDACom

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica - 3_Plano 2015/16 (Mest.Int)

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 1º Ciclo > Engenharia Biomédica e Biofísica - Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1- Familiarizar o aluno com as metodologias mais recentes de projeto (desenho) assistido por computador (CAD), nas vertentes conceptual como prática. 2- Permitir a utilização prática, incluindo uma introdução formal sumária, dos métodos de computação numérica para o estudo de tensões e deformações em sólidos (FEM e FEA), para a simulação de fluxos térmicos e radiativos e na aplicação dos métodos computacionais avançados em electromagnetismo e dinâmica de fluidos.  3- Apresentar e discutir os principais processos de fabrico e maquinação com aplicação prática de programação CNC de modo a que o aluno retenha os conceitos principais associados ao domínio. Os conhecimentos de desenho, simulação e fabrico, são particularmente dirigidos para criar as competências necessárias à construção de instrumentos científicos ou equipamentos especializados com elevado conteúdo tecnológico em Engenharia Física ou Engenharia Biomédica.

Programa

- Introdução - Elementos de geometria analítica em 3D - Metodologia do desenho técnico em instrumentação física - Normalização; projecções; representação de corte e secções; cotagem. Componente Prática: Fundamentos de Solid Work e Autocad

Metodologia de avaliação

Exposição dos conceitos em ambiente computacional; utilização do software de desenho paramétrico e simulação por elementos finitos; desenvolvimento de casos práticos concretos associados à instrumentação científica; possibilidade de desenvolvimento de projetos na oficina. Exposição oral e relatório escrito de trabalhos individuais acompanhados em múltiplas fases: - fase A: Carta de intenções que contém: Motivação; Objetivos; Esquema sumário; Delimitação do trabalho. - fase B: Revisão preliminar de projeto que contém a delimitação do projeto, simulações, desenhos, etc. - fase C: Revisão final do projeto que inclui: cálculos/simulações térmicas e mecânicas; desenhos de fabrico e tabelas de materiais; (opção) A maquinação de um demonstrador de componente.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre