Disciplina Curricular

Processamento de Sinais e Imagens Biomédicos PSIBio

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica - 3_Plano 2015/16 (Mest.Int)

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 1º Ciclo > Engenharia Biomédica e Biofísica - Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Adquirir bases teóricas sobre processamento digital de sinal e imagem. Explorar aplicações concretas a problemas de processamento de sinais e imagens médicos. Desenvolver competências relacionadas com o uso de meios informáticos, em particular o pacote "Matlab", para o desenvolvimento e aplicação de algoritmos de processamento de sinais e imagens médicos.

Programa

1ª parte: Processamento de sinal O que é um sinal: transdutores, ruído. Conversão analógico-digital, teorema da amostragem (Shannon), resposta impulsional, convolução Análise espectral: transformada de Fourier (DFT, FFT), método de Welch. Filtros digitais (FIR, IIR), desenho de filtros no Matlab. Abordagens tempo-frequência: STFT. Análise de componentes independentes (ICA) e componentes principais (PCA). 2ª parte: Processamento de imagem O que é uma imagem médica Principais modalidades: raios X, TAC, SPECT, PET, MRI Resolução, contraste, relação sinal-ruído Ferramentas básicas: histograma de intensidades, reamostragem, definição de regiões de interesse, laplaciano Transformada de Fourier bidimensional Filtragem e deteção de fronteiras: operador de Sobel, etc Segmentação por "thresholding" e outros métodos Operações morfológicas Transformação espacial e co-registo de imagens

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas: exposição de conceitos teóricos e de aspetos da sua aplicação a problemas práticos. Aulas práticas: resolução de problemas e exercícios propostos durante as aulas; discussão de aspetos práticos relacionados com a aplicação a problemas concretos dos conceitos introduzidos nas aulas teóricas; programação de scripts e funções em Matlab. Avaliação: Durante o semestre são entregues 2 relatórios escritos sobre temas escolhidos pelos alunos.  Estes trabalhos são realizados em grupos de 2 alunos. Os relatórios têm um peso de 33% cada na nota final. No final do semestre há um exame oral individual sobre um tema abordado nas aulas práticas, tirado à sorte. Este exame tem um peso de 34%.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre