Disciplina Curricular

Modelos Animais em Investigação Biomédica MAIB

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica - 3_Plano 2015/16 (Mest.Int)

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo > Perfil > Perfil em Radiações em Diagnóstico e Terapia > Optativas > 5º Ano > 993_MI em Engenharia Biomédica e Biofísica (4º e 5º Anos)

Período:

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo > Optativas > 4º Ano > 993_MI em Engenharia Biomédica e Biofísica (4º e 5º Anos) > 1º Semestre

Período:

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo > Perfil > Perfil em Sinais e Imagens Médicas > Optativas > 5º Ano > 993_MI em Engenharia Biomédica e Biofísica (4º e 5º Anos)

Período:

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo > Perfil > Perfil em Biofísica Médica e Fisiologia de Sistemas > Optativas > 5º Ano > 993_MI em Engenharia Biomédica e Biofísica (4º e 5º Anos)

Período:

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo > Perfil > Perfil em Engenharia Clínica e Instrumentação Médica > Optativas > 5º Ano > 993_MI em Engenharia Biomédica e Biofísica (4º e 5º Anos)

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Expôr os alunos a investigação fundamental de ponta em áreas diversificadas com pendor biomédico tais como imunologia, cancro, neurociências, microbiologia/epidemiologia, entre outras.

Programa

Nos últimos anos muita da investigação sobre doenças humanas se tenha socorrido de modelos animais para avançar no entendimento dos mecanismos básicos subjacentes a patologias humanas várias. Esta disciplina aborda as vantagens e desvantagens de diferentes modelos animais na investigação biomédica,  combrindo temas desde a utilização da mosca do vinagre (Drosophila melanogaster) e do peixe-zebra (Danio rerio) no estudo de por exemplo cancro, da cicatrização e regeneração de tecidos, até á utilização do ratinho (Mus musculus) e da ratazana (Rattus norvegicus) na investigação em áreas como a da neurobiologia, da malária e de doenças auto-imunes.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas são organizadas por temas apresentados por cientistas convidados cobrindo diferentes áreas e modelos animais. Á medida que o curso avança é estimulado o debate visando a integração e a comparação da informação acumulada ao longo das aulas com diferentes perguntas e modelos. Em todas as fases os alunos são encorajados a participar e explicitamente desafiados a gerar hipóteses sobre a informação que lhes é facultada. A avaliação consiste de um exame consistindo, na sua maior parte, de análise de casos de estudo retirados da literatura.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre