Disciplina Curricular

Mecânica A Mec

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica - 3_Plano 2015/16 (Mest.Int)

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 1º Ciclo > Engenharia Biomédica e Biofísica - Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Apresentar e discutir os conceitos fundamentais da Mecânica Newtoniana. Para lá da simples familiarização com estes conceitos, pretende-se uma sofisticação na formulação matemática dos mesmos e treinar a capacidade dos alunos para usarem os conceitos em situações novas.

Programa

1. Introdução – Medidas e unidades. Análise dimensional. Ordens de grandeza e algarismos significativos. Elementos de cálculo. 2. Cinemática – Vectores posição, velocidade e aceleração. Movimentos rectilíneo e curvilíneo. Acelerações tangencial e normal. Movimento circular. Velocidade e aceleração angulares. Movimento com aceleração constante. Movimento de projécteis. Movimento relativo. 3. Dinâmica – Leis de Newton. Momento linear e força. Conservação do momento linear. Momento angular e momento de uma força. Conservação do momento angular. Forças de atrito e de resistência. Referenciais acelerados. 4. Trabalho e Energia – Trabalho. Potência. Energia cinética. Teorema do trabalho-energia. Forças conservativas e energia potencial. Conservação da energia mecânica. Forças não conservativas e dissipação de energia. 5. Sistemas de partículas – Centro de massa. Movimento de um sistema de partículas. Momento linear e sua conservação. Momento angular e sua conservação. Energia cinética. Conservação de energia. Colisões. Colisões frontais, elásticas e inelásticas. 6. Corpo rígido – Rotação em torno de um eixo fixo. Energia cinética. Momento de inércia. Momento angular. Conservação do momento angular. Equações do movimento. Equilíbrio estático. Movimento de rolamento. 7. Movimento oscilatório – Movimento harmónico simples (MHS). Força e energia no oscilador harmónico simples. Equação do movimento. A mola. O pêndulo simples. Sobreposição de dois MHS. Oscilações amortecidas. Oscilações forçadas. 8. Interacção gravitacional – Lei da gravitação universal de Newton. Peso e força gravitacional. Energia potencial gravítica. Campo gravítico. Potencial gravítico. Equação do movimento. Movimento de planetas e satélites. Leis de Kepler.

Metodologia de avaliação

Aulas teóricas, que se dedicam à exposição da matéria, e aulas teórico-práticas, que são utilizadas para a resolução e discussão de séries de problemas sobre a matéria dada nas aulas teóricas. Nas aulas laboratoriais os alunos realizam um procedimento experimental sobre temas abordados nas aulas teóricas. A componente teórica (CT) e a laboratorial (CL) contribuem, respetivamente, 80% e 20% para a classificação final. O aluno pode optar por uma de 2 modalidades para a avaliação da CT. A: Um exame final, sem consulta (duração de 3h). B: 2 testes (duração de 2h), sem consulta, um realizado no meio do semestre e outro na data do exame final. A opção por A/B é feita até ao fim da 1ª semana de aulas e não é reversível. A CL é a média das notas de relatórios sobre as aulas laboratoriais.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre