Disciplina Curricular

Controlo e Arquiteturas de Sistemas de Instrumentação CASI

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica - 3_Plano 2015/16 (Mest.Int)

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo > Perfil > Perfil em Engenharia Clínica e Instrumentação Médica > Optativas > 5º Ano > 993_MI em Engenharia Biomédica e Biofísica (4º e 5º Anos)

Período:

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo > Perfil > Perfil em Biofísica Médica e Fisiologia de Sistemas > Optativas > 5º Ano > 993_MI em Engenharia Biomédica e Biofísica (4º e 5º Anos)

Período:

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo > Optativas > 4º Ano > 993_MI em Engenharia Biomédica e Biofísica (4º e 5º Anos) > 1º Semestre

Período:

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo > Perfil > Perfil em Sinais e Imagens Médicas > Optativas > 5º Ano > 993_MI em Engenharia Biomédica e Biofísica (4º e 5º Anos)

Período:

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo > Perfil > Perfil em Radiações em Diagnóstico e Terapia > Optativas > 5º Ano > 993_MI em Engenharia Biomédica e Biofísica (4º e 5º Anos)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Para se adaptarem ao meio e garantir níveis de desempenho elevados, os sistemas tecnológicos implementam sofisticadas malhas de controlo que operam os parâmetros do sistema de forma a satisfazer requisitos de projecto, económicos e técnicos. Os alunos estudam técnicas de análise e projecto de controladores em termos de arquitectura, desempenho e dos seus efeitos no processo. Estes sistemas são transversais a todas as áreas tecnológicas e o seu conhecimento é uma mais valia para a formação de Engenheiros e Cientistas. Os alunos desenvolvem competências de modelação e simulação de sistemas reais com ferramentas apropriadas (Octave, Scilab), de análise e de projecto, quer usando as técnicas do "root locus" e da margem de fase, quer usando as técnicas mais modernas de colocação de pólos e de optimização de critérios de desempenho. São também estudados com brevidade o controlo de sistemas não lineares e o controlo adaptativo.

Programa

(1) Técnicas Matemáticas em Controlo. (2) Sensores, transdutores, actuadores. Diagramas de blocos. (3) Análise de sistemas de controlo. (4) Métricas de desempenho no projecto de controladores. (5) Análise e projecto de sistemas de Controlo com o 'Root Locus'. Implementação electrónica de controladores. (6) Projecto de controladores na frequência. Controlo PID. (7) Sistemas discretos. Projecto de controladores digitais. (8) Introdução ao Controlo Adaptativo. Amplificador de "lock-in".

Metodologia de avaliação

- Apresentação sistemática dos princípios teóricos do Controlo. - Trabalho individual, apoiado pelo docente, focando a resolução de problemas através do uso dos princípios teóricos do Controlo. - Desenvolvimento de modelos numéricos (em Matlab, Scilab, Octave) de compensação e controlo de sistemas analógicos (amplificadores) e de sistemas digitais (usando microcontroladores de uso geral).A avaliação final consiste na ponderação das notas de um exame individual escrito, de séries de problemas entregues ao longo do semestre e da classificação do desempenho do aluno nas aulas de laboratório. Um projecto opcional poderá também contribuir para a nota final.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre