Disciplina Curricular

Fisiologia Humana FHum

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica - 3_Plano 2015/16 (Mest.Int)

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 1º Ciclo > Engenharia Biomédica e Biofísica - Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular de Fisiologia Humana constitui uma das unidades curriculares fundamentais do conhecimento biológico humano, em particular nodomínio das ciências da saúde. Abordando o funcionamento normal dos diversos órgãos e sistemas que constituem o conjunto de funções da vida derelação, são aqui aplicados e, nalguns casos, integrados conhecimentos até aqui adquiridos a nível dos princípios básicos da chamada FisiologiaGeral na unidade de Anatomia e Fisiologia.Assim, a unidade curricular de Fisiologia dirige-se especialmente à Fisiologia Especial, isto é, a fisiologia dos órgãos e sistemas, abordada naperspectiva da elaboração das bases conceptuais essenciais ao capítulo da Fisiologia de Adaptação e Integração. A unidade é concluída com ademonstração integrada da aplicação do conhecimento a algumas áreas da engenharia biomédica e biofísica, designadamente no diagnóstico pormétodos electrométricos e imagiológicos.

Programa

Programa TeóricoFisiologia EspecialIntrodução. Análise dos objectivos programáticos e do Sistema de avaliação. Revisão de conceitos base e princípios fisiológicosfundamentaisBases fisiológicas da consciência e do comportamento.Fisiologia cardiovascular e SangueFisiologia respiratóriaFisiologia renalFisiologia Gastrointestinal e Glândulas anexasFisiologia da Integração e da AdaptaçãoGestão energética do organismo . Fome, sede e saciedadeGestão neuro-endócrina e Gestão EnergéticaCrescimento - Condicionantes Ambientais e genéticos.Fisiologia da reprodução humanaFisiologia aplicada aos métodos electrométricos de diagnóstico humano – a electro-encefalografia; o electrocardiograma eelectromiogramaFisiologia aplicada aos métodos imagiológicos de diagnóstico humano – da ultrasonografia à ressonância magnética

Metodologia de avaliação

Aulas magistrais com frequência voluntária seguindo o programa definido de acordo com os objectivos da unidade curricular.Aulas de laboratório tutoradas, orientadas por um docente, de frequência obrigatória e destinadas a aprofundarem alguns dos temas leccionadosnas aulas magistrais. Estimula-se a participação dos alunos através de problemas pré-enunciados e sua resolução ou através de material didácticoadequado (modelos informáticos de simulação de sinais e funções biológicas).1 Frequência de 2/3 das aulas Práticas. A aprovação da avaliação prática (mínimo de 9.5 Valores) é condição para o acesso ao examefinal da unidade curricular.2 A avaliação prática apresenta um peso relativo de 40% na classificação final da unidade curricular. Esta avaliação é realizadasemanalmente na aula prática.3 A Classificação Final da unidade curricular corresponderá à soma ponderada da contribuição da avaliação contínua (40%) com aavaliação final teórica (60%).

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre