Disciplina Curricular

Química (Biologia) Q-Biologia

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica - 3_Plano 2015/16 (Mest.Int)

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 1º Ciclo > Engenharia Biomédica e Biofísica - Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos dominem um conjunto de conceitos básicos de Química, que se apercebam da importância da Química no tema principal do seu plano de estudos e que se sintam estimulados a aprofundar assuntos tratados ao longo do semestre

Programa

Átomos: o mundo quântico.  Ligações químicas.  Forma e estrutura molecular.  Propriedades dos gases.  Líquidos e sólidos. As leis da Termodinâmica.  Equilíbrios físicos.  Equilíbrios químicos.  Ácidos e bases.  Equilíbrio em fase aquosa.  Electroquímica.  Cinética química.  Química Orgânica I: Os hidrocarbonetos.  Química Orgânica II: Polímeros e compostos biológicos.

Metodologia de avaliação

Aulas teóricas, teórico práticas e de laboratório A avaliação da parte teórica tem duas componentes: um teste sobre fundamentos de química (que contribui com 2 valores para a classificação teórica) e um exame final (18 valores). No caso de a classificação teórica ser entre 8.0 e 9.4 valores, o aluno tem acesso a uma prova oral. A nota final é a média das notas teórica (peso 70%) e prática (peso 30%). A aprovação na disciplina implica classificações maiores ou iguais a 10 nas partes teórica e prática.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre