Disciplina Curricular

Física e Tecnologia das Radiações FTR

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica - 3_Plano 2015/16 (Mest.Int)

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 1º Ciclo > Engenharia Biomédica e Biofísica - Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo desta unidade curricular (UC) é o de apresentar os fundamentos da física da radiação, radioatividade e núcleo atómico. Pretende-se que o aluno desenvolva competências nas áreas da detecção e produção das radiações ionizantes de origem natural e artificial. No decorrer da unidade curricular o aluno tem oportunidade de entrar em contacto com diversas técnicas de detecção de radiação. É igualmente um objectivo da UC o estudo experimental de diversos aspectos da interação de diferentes tipos de radiação com diversos materiais.

Programa

1. Introdução à física das radiações 2. Métodos de detecção da radiação 3. Métodos Estatísticos 4. O núcleo atómico 5. Leis do decaimentos radioativo 6. Decaimentos alfa, beta e gama 7. Interação da radiação com a matéria 8. Fontes de radiação e aceleradores. 9. Neutrões

Metodologia de avaliação

Aulas teóricas. Aulas experimentais de laboratório. Resolução de exercícios. Relatórios de trabalhos experimentais. Apresentação e discussão de uma experiência em formato de poster. Realização de trabalhos de laboratório (35%), apresentação de uma experiência em formato poster (10%), realização de trabalhos para casa na plataforma Moodle (10%), realização de testes na plataforma Moodle (5%), exame final (40%).

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre