Disciplina Curricular

Introdução à Engenharia Biomédica IEBio

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica - 3_Plano 2015/16 (Mest.Int)

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 1º Ciclo > Engenharia Biomédica e Biofísica - Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta é a primeira cadeira de engenharia biomédica do curso. Pretende-se dar aos alunos uma primeira ideia do enorme impacto da engenhariabiomédica na medicina moderna, e também efectuar medições fisiológicas e ter contacto com o meio hospitalar.

Programa

Neste curso os estudantes estudam os vários assuntos de engenharia biomedica com impacto em medicina, como imagiologia, radioterapia,biosensores, robótica médica, telemedicina, etc. Aprendem a medir parâmetros fisiológicos como o electrocardiograma e oelectrooculograma e vão seguir num hospital algum procedimento médico envolvendo equipamento da área daengenharia biomédica.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas, aulas de laboratório, apoio à escolha dos temas do trabalho escrito. 1-Apreciação de um dos relatórios das medições fisiológicas, à escolha do grupo, e perguntas feitas especificamente a cada elemento do grupo sobretodas as medições electrofisiológicas realizadas em laboratório. 2- Apreciação do trabalho realizado no hospital ou centro de investigação, escrito eapresentado oralmente. 3- Sessões de perguntas sobre a matéria. 4 - Relatórios de mini-workshops sobre assuntos diversos (ética, escrita científica, etc).

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre