Disciplina Curricular

Cálculo Diferencial e Integral II CDI-II

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica - 3_Plano 2015/16 (Mest.Int)

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 1º Ciclo > Engenharia Biomédica e Biofísica - Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram as noções e técnicas básicas do cálculo diferencial e integral para funções reais e vectoriais de variável vectorial, bem como algumas das suas aplicações.

Programa

Funções vetoriais de uma variável: limites, continuidade, derivadas e integrais, curvas (parametrização, vetor tangente, velocidade e aceleração, comprimento, curvatura). Funções reais de n variáveis: limites e continuidade, derivadas parciais e direcionais, diferenciabilidade, gradiente, regra da cadeia, plano tangente e reta normal a uma superfície, derivação de funções implícitas, fórmula de Taylor, problemas de extremo, campos vetoriais, derivação, matriz Jacobiana. Cálculo Integral em IRn: o integral de Riemann de funções contínuas, integrais duplos e triplos, teoremas de Fubini e de mudança de variável, aplicações ao cálculo de grandezas geométricas ou físicas, mudanças de coordenadas (incluindo polares, cilíndricas e esféricas). Campos vetoriais: divergência e rotacional, integral de linha, trabalho, campos conservativos, teorema de Green, superfícies parametrizadas, integrais de superfície, teoremas da divergência e de Stokes. Assumem-se adquiridos os conhecimentos leccionados nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I e Álgebra Linear e Geometria Analítica.

Metodologia de avaliação

Os conteúdos da disciplina são explicados e exemplificados nas aulas teóricas. Nas aulas teórico-práticas os alunos resolvem exercícios e problemas sobre os conteúdos da componente teórica. A avaliação realiza-se exclusivamente através de avaliação escrita (exame final escrito) ou conjugando avaliação escrita, neste caso com um peso de 80% na nota final, com avaliação parcial, facultativa, que consiste na realização de um teste parcial, com o peso de 20% na nota final.  

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre