Disciplina Curricular

Bioeletricidade e Eletrofisiologia BEle

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica - 3_Plano 2015/16 (Mest.Int)

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta unidade curricular espera-se que os estudantes:  - Compreendam os mecanismos de geração de potenciais de ação nos neurónios e a sua propagação;  - Conheçam as formas de modelar matematicamente o potencial de membrana em neurónios.  - Compreendam os mecanismos eletro-fisiológicos essenciais que explicam a geração de correntes elétricas no corpo humano;  - Compreendam conceitos de eletromagnetismo essenciais para explicar fenómenos de bioeletricidade e biomagnetismo; As competências a desenvolver são a capacidade de resolver problemas de bioeletricidade e biomagnetismo, de forma analítica ou recorrendo a simulações numéricas.

Programa

Revisões de eletromagnetismo e conceitos importantes de eletrónica Potenciais bioeléctricos Canais iónicos Potenciais de ação Propagação dos potenciais de ação Estimulação elétrica Fontes e condutores volúmicos Modelos de fontes Análise de fontes e condutores volúmicos Teoria das medições biomagnéticas Electroencefalografia Magnetoencefalografia Resolução de problemas relativos a todos os temas abordados nas aulas teóricas Implementação dum código que permite simular a reposta de um neurónio a um estímulo elétrico e de estudar as caracteristicas dessa resposta

Metodologia de avaliação

Método "expositivo-participativo" nas aulas teóricas com o incentivo à participação dos alunos. Resolução de fichas de problemas nas aulas teórico-práticas sobre as temáticas abordadas nas aulas teóricas. Num primeiro momento de avaliação é considerado um trabalho de grupo feito durante o semestre na qual se propõe aos estudantes que implementem computacionalmente a resolução de um problema discutido nas aulas teóricas e escrevam um relatório. O segundo momento de avaliação é um exame individual feito no fim do semestre. O peso do relatório escrito na avaliação final é de 40%, enquanto o exame final tem um peso de 60% na nota final. A nota mínima em cada momento de avaliação é 9.5 valores.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre