Disciplina Curricular

Equipamento Médico: Princípios e Aplicações I EM-PA-I

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica - 3_Plano 2015/16 (Mest.Int)

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 (Mest.Int) > 2º Ciclo

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos deverão ser capazes de identificar e descrever os princípios de funcionamento de equipamentos médicos e as suas principais utilizações. Esta Unidade curricular tem como objectivo dar aos alunos um conhecimento aprofundado sobre o funcionamento e aplicações dos principais equipamentos médicos em utilização nos nossos dias. Destina-se a complementar os tópicos abordados na unidade curricular Física Médica e Engenharia Biomédica.

Programa

1. Sistemas de Imagem. Tomografia de Impedância Eléctrica Imagem por Infravermelhos. Aplicações da realidade virtual à medicina. 2. Sensores Biomédicos. Eléctricos, Ópticos, Químicos, Bioanalíticos. 3. Instrumentação e Equipamentos. Pacemakers, Desfibrilhadores, Neuroestimuladores, Ventiladores externos, Anestesia, Electrocirurgia, Cateteres, Sistemas de alimentação parenterica, LASERS.

Métodos de ensino e avaliação

O ensino é expositivo baseado em bibliografia aconselhada e utilizando recursos Powerpoint e Moodle. É fomentada a interacção com os alunos e a sua partcipação nas aulas. 1. Testes de avaliação (50% da nota final). 2. Exame final (50% da nota final) dispensando do exame quem tiver aproveitamento em ambos os testes (Nota maior ou igual a 9,5 valores). A aprovação na disciplina só será obtida se ocorrer simultaneamente na componente teórica e teorico-prática (50% T e 50% Prática).

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre