Disciplina Curricular

Matemática e Arte MArt

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Obter um conhecimento panorâmico sobre as interações possíveis entre a matemática e várias formas de arte — artes plásticas, música, arquitetura, literatura, etc.

Programa

Artes plásticas- Conceitos geométricos de composição, com incidência em autores portugueses- Perspetiva e geometria projetiva - Arte com base matemática - Técnicas matemáticas na análise de obras de arteMúsica- A escala pitagórica, outras escalas, temperamentos- A música das esferas- Composições com base matemática- A estrutura circular e a artimética modular- Estruturas musicais geométricasArquitetura- Conceitos numéricos e proporções, entre a antiguidade clássica e o modernismo- Geometria sagrada- Formas arquitetónicas baseadas em curvas e superfícies matemáticas.Literatura- Análises numéricas de algumas obras (ex. "Os Lusíadas") - A matemática como tema: Alice in Wonderland, Flatland, etc.- O grupo OulipoCinema- Referências matemáticas na estrutura do filmeO encontro anual Bridges- Pontes entre matemática e arte hoje em dia.

Métodos de ensino e avaliação

O ensino será através de aulas. A avaliação será através de uma apresentação e um trabalho escrito, eventualmente com uma componente de avaliação contínua e/ou um teste escrito.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre