Disciplina Curricular

Serviços de Ecossistemas e Economia Ambiental SEEA

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Optativas > 5º Ano > 931_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (4º e 5º Anos)

Período:

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Optativas > 4º Ano > 931_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (4º e 5º Anos) > 1º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimento sobre a origem e evolução da economia ecológica, metodologias de cálculo dos bens e serviços de ecossistema e suas implicações na designada economia real, abordando simultaneamente o paradigma evolutivo da transição de uma economia de carbono para a economia verde.

Programa

As origens da problemática da degradação ambiental, da perda da biodiversidade e suas consequências económicas. Noções básicas de economia e principais teorias: de Adam Smith  a Keynes e Samuelson. A economia ecológica e seu historial. As análises de custo benefício e o advento da economia ecológica. Os bens e serviços do ecossistema e a valorização económica do ambiente. A valoração económica da biodiversidade: teorias e conceitos; noção de Valor Económico Total dos ecossistemas e da biodiversidade. As iniciativas The Economics of Ecosystem and Biodiversity e "Business&Biodiversity.A economia do carbono e a "green economy". A biodiversidade marinha e a economia dos Oceanos.O desenvolvimento sustentável e a economia da biodiversidade. O ambiente no planeamento económico. O PIB, o Orçamento de Estado e a Biodiversidade: os custos e os proveitos da conservação da biodiversidade. Fiscalidade ambiental. A governação ambiental das corporações.

Métodos de ensino e avaliação

As metodologias de ensino incluem sessões expositivas para apresentação de conceitos e metodologias fundamentais, e aplicações práticas.  A avaliação terá por base a realização de um exame teórico, e o desenvolvimento e apresentação de um projecto. O projecto poderá ter por base um conjuntos de dados, cobrindo diversos tópicos relevantes do programa da disciplina. Os alunos deverão frequentar pelo menos 2/3 das aulas.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre