Disciplina Curricular

Monitorização Ambiental MAmb

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Optativas > 5º Ano > 931_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (4º e 5º Anos)

Período:

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Optativas > 4º Ano > 931_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (4º e 5º Anos) > 2º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O curso tem como objectivo fornecer aos alunos os conceitos e as ferramentas metodológicas necessárias para o desenvolvimento e análise crítica de programas de monitorização ambiental. Pretende-se que os alunos desenvolvam um sólido conhecimento da literatura e das bases científicas da monitorização ambiental, ao mesmo tempo que tomam contacto com as suas aplicações práticas em processos de pós-avaliação de impactes, avaliação de medidas de mitigação e compensação de impactes, e acompanhamento de acções de restauro ambiental, entre outros. Neste contexto, o curso pretende dotar os alunos da capacidade de (i) conceber programas de monitorização (e.g., selecção de indicadores, definição de redes e esforço de amostragem), (ii) implementar ou coordenar a implementação desses programas, (iii) recolher e analisar os dados, e (iv) e divulgar e publicar os resultados.

Programa

O contexto da monitorização ambiental. Impactes antropogénicos e a sua medição. Esforços de monitorização às escalas global, nacional e local. Enquadramento legal da monitorização ambiental. Tipos de monitorização e suas especificidades. Selecção de indicadores ecológicos. Definição de métricas e estados de referência. Distribuição temporal e espacial do esforço de amostragem. Delineamento de redes de amostragem. Selecção de pontos de impacte e de controlo. Metodologias de amostragem. Organização e controlo de qualidade dos dados. Desenvolvimento de bases de dados e sua gestão. Análise estatística de dados de monitorização. Detecção de impactes através de abordagens BACI (Before-After-Control-Impact). Análise de séries longas de dados. Produção de relatórios técnicos e não-técnicos. Oportunidades da monitorização para o avanço do conhecimento científico. Análise de casos de estudo.

Métodos de ensino e avaliação

As metodologias de ensino incluem sessões teóricas, conferências por investigadores convidados e debates sobre os temas em análise, bem como sessões de análise e discussão de programas de avaliação ambiental e demonstrações práticas de metodologias de definição de redes de amostragem, aquisição, organização e análise de dados, e avaliação da sua eficiência.   O sistema de classificação tem por base múltiplos elementos de avaliação do conhecimento e dominio dos tópicos e matérias leccionados. Os alunos são avaliados com base na participação nas aulas, na produção e apresentação de um projecto de avaliação ambiental,  e num exame final. A lista de projectos será apresentada no início do curso. Os alunos poderão sugerir temas adicionais, mas estes terão de ser sujeitos a aprovação pelo docente.   Os alunos deverão frequentar pelo menos 2/3 das aulas.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre