Disciplina Curricular

Análise de Projetos de Investimento API

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Optativas > 5º Ano > 931_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (4º e 5º Anos)

Período:

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Optativas > 4º Ano > 931_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (4º e 5º Anos) > 1º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender o contexto empresarial no qual são tomadas as decisões de investimento/desinvestimento. Compreender os conceitos chave que estão na base dos métodos de avaliação da rentabilidade de um projecto. Aferir a rentabilidade de um projecto de investimento e decidir sobre a implementação do mesmo. Discutir o financiamento de um projecto e a respectiva estrutura de capitais. Reconhecer os instrumentos de avaliação de projectos em contexto de incerteza. Compreender e relacionar opções reais com projectos de investimento.

Programa

1.  Introdução: Definição; Classificação; Etapas de um projecto de investimento; Investimento e estratégia empresarial. 2.  Métodos de Análise da Rentabilidade: Valor Actual Líquido; Taxa Interna de Rentabilidade; Recuperação do capital investido.  3.  Conceitos Fundamentais: Capital investido; Custo de oportunidade do capital; Cash-flow; Vida económica de um investimento.  4.  Financiamento: Fontes de financiamento: capitais próprios e capitais alheias; Estrutura de capital: nível de endividamento e o efeito alavancagem.       5.  Risco e Incerteza: Risco e análise de investimentos; Análise de sensibilidade; Árvores de decisão; Simulação de Monte Carlo; Outros critérios: maximin, maximax, minimax regret.       6.  Opções Reais: Opções financeiras e opções reais; Modelo binomial e modelo de Black-Scholes; Classificação das opções reais.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas e aulas teórico-práticas, com particular incidência na realização de casos práticos e no learning by doing. A realização dos casos práticos durante a aula, que inclui a entrega de um relatório breve no final tem um peso de 30% na nota final. Os restantes 70% distribuem-se de igual forma pelo exame final e pela realização de uma trabalho de grupo prático ao longo do semestre.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre