Disciplina Curricular

Energia Hídrica EHid

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Optativas > 5º Ano > 931_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (4º e 5º Anos)

Período:

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Optativas > 4º Ano > 931_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (4º e 5º Anos) > 1º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo desta unidade curricular é o de dar formação na área da energia hídrica, a fonte renovável com maior expressão mundial e em Portugal na geração eléctrica.  O programa da disciplina permitirá que os alunos desenvolvam competências em: 1) avaliação do recurso hídrico e estimativa de desempenho de pequenas centrais hídricas; 2) selecção das tipologias dos diferentes componentes duma PCH; 3) avaliação económica de projectos de PCHs.

Programa

Energia e as suas várias formas de a usar, o seu enquadramento o Mundo e em Portugal. As diferentes formas de produzir electricidade, vantagens e inconvenientes. Apresentação dos diferentes tipos de aproveitamentos hidroeléctricos, seus órgãos constitutivos com ilustração de aproveitamentos em Portugal. Noções de hidrologia: ciclo hidrológico, bacias hidrográficas, precipitação, escoamento, curvas características. Dimensionamento dum aproveitamento hidroeléctrico. Caudal de projecto. Dimensionamento dos diferentes órgãos. Análise da produção e custos. Análise económica do projecto. Avaliação ambiental de projectos hidroeléctricos.

Metodologia de avaliação

Aulas teóricas expositivas e teórico-práticas para resolução de problemas.Execução de um projecto elementar de uma pequena central hídrica a nível de estudo de viabilidade. O trabalho será realizado em grupo, de 2 a 4 elementos, sendo apresentado num relatório escrito que será discutido oralmente.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre