Disciplina Curricular

Eficiência Energética EE

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar formação avançada na área das políticas energéticas, nacionais, europeias e mundiais. Medidas de aumento da eficiência energética nos diferentes sectores. Balanços de energia na indústria a qualquer tipo de equipamento e sistema, produtor ou utilizador de energia.

Programa

Dependência energética e segurança de abastecimento. Desafio económico e ambiental. Estratégias de desenvolvimento sustentável a nível energético. Eficiência Energética - Indicadores, Estratégias e Barreiras. Distribuição sectorial do Uso Final de Energia. Utilização Racional de Energia - Definição e impactos. Políticas de incentivo. Utilização eficiente de energia térmica e eléctrica – tecnologias. Cogeração. Trigeração. Integração de Processos. Auditorias de Energia. Estudos de casos. 

Métodos de ensino e avaliação

Recorrer-se-á ao método expositivo para informação sobre os conceitos teóricos. Serão apresentados vários seminários com convidados, da indústria à regulação e os problemas sobre a matéria, procurarão a participação activa dos alunos. . Trabalho Teórico - três alunos no máximo, sobre um tema do programa da disciplina, onde será testada a capacidade de análise de compreensão da matéria dada. Exame final

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre