Disciplina Curricular

Eficiência Energética EE

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo desta unidade curricular é proporcionar formação avançada na área das políticas energéticas, nacionais e europeias; medidas, tecnologias e comportamentos que promovem a eficiência energética nos edifícios e no sector industrial; auditorias energéticas em casos reais.

Programa

Legislação Europeia e Portuguesa: Diretivas EU, SGCIE, RECS e REH. ZEB e NZEB: definições e balanço de energia. Gestão de eletricidade em edifícios: usos de eletricidade nos edifícios, técnicas de redução de consumo. Métodos de análise em auditorias energéticas de edifícios: tipos, procedimentos de uma auditoria energética detalhada, métodos de verificação de poupanças de energia, relatórios de auditoria. Eficiência energética na indústria: programa de gestão de energia, auditorias energéticas, carga diária. Métodos económicos: métodos de avaliação e processos. Bombas de calor: fundamentos, tipos e desempenho. Tecnologias de Iluminação: fundamentos, fontes de iluminação elétricas, sistemas de iluminação, controlo de iluminação. Cogeração e trigeração. Conservação e eficiência no uso da água em edifícios. Comportamento e eficiência energética: efeito ‘rebound’ e ‘prebound’, mecanismos de ‘feedback’, ‘demand-side management’ e ‘demand response’.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas são essencialmente expositivas, sendo estimulada a participação dos alunos sempre que possível. Nas aulas teórico-práticas os alunos resolvem individualmente problemas selecionados para ilustrar os conteúdos programáticos com o apoio do professor. Avaliação periódica do desempenho do aluno consiste num trabalho prático de grupo de uma auditoria energética numa situação real com a elaboração de relatórios e exposições orais em grupo a apresentar durante o semestre, com peso final de 40%. O exame final tem um peso de 60% na classificação final. Nota mínima em cada uma das componentes de avaliação 8 (em 20) valores.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre