Disciplina Curricular

Perspetivas em Investigação e Desenvolvimento PID

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Optativas > 1º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Apresentar desenvolvimentos relevantes da Química e da Bioquímica contemporâneas tanto a nível de estudos fundamentais como tecnológicos; aprofundar a percepção dos alunos sobre a importância da Química e da Bioquímica para a nossa sociedade, sublinhando a interdisciplinaridade entre as várias áreas; apresentar algumas vias profissionais no âmbito da Química, da Química Tecnológica e da Bioquímica. Atitude de assistência a conferências e a produção de um painel sobre um tema científico são, também, competências a desenvolver.

Programa

São apresentados seminários sobre vários temas a destacar: A Bioquímica no início do século XXI; Química, Ciência e Vida; Chocolate, do laboratório à fábrica; Metais pesados; Química Tecnológica-factos e desafios; Valorização de resíduos; Química ambiental; Da investigação à start-up; Tensioactivos; Moléculas, mar e monitorização; Como de pouco se faz muito; A diversidade no sistema imunitário; Ano Internacional da Química; Química da água; Sensores; Aplicações da Nanoquimica.

Metodologia de avaliação

É condição de aprovação a assistência a um número mínimo de seminários, comprovada pela resposta validada a uma questão sobre o seminário apresentado. Um exame final escrito substitui a falta de assistência ao nº mínimo exigido de seminários. Estes parâmetros ajustam a avaliação final que incidirá sobre um painel realizado, por grupo, sobre um tema de química ou bioquímica à escolha dos alunos.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre