Disciplina Curricular

Probabilidades e Estatística PE

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Fornecer conhecimentos básicos de Probabilidade e de Estatística que permitam analisar dados relativos a uma ou duas variáveis e fazer inferência sobre as populações subjacentes. É importante que se adquira agilidade na identificação e manuseamento dos modelos probabilísticos ensinados. Deverão ficar a saber fazer alguma inferência estatística, para análise de uma população e comparação de duas populações. Pretende-se também que os alunos se apercebam de que a teoria estatística não é apenas uma colecção de tópicos mais ou menos relacionados, mas sim uma teoria de informação tendo sempre por objectivo final a inferência. Terão de conseguir tomar consciência da relevância e da elevada importância da teoria na resolução de problemas práticos da vida real, bem como da necessidade da estatística em qualquer trabalho de investigação científica, nomeadamente nas áreas de interesse: Ambiente, Energia, Oceanografia, Geofísica e Geografia.

Programa

A Estatística e o seu papel na ciência; população, amostra. Probabilidade: definições, axiomática e propriedades, probabilidade condicional, teorema de Bayes; modelos discretos: uniforme, binomial, Poisson e outros; modelos contínuos: uniforme, exponencial, normal, t-Student, qui-quadrado; par aleatório discreto; teorema limite central. Estatística Descritiva: representações gráficas, características amostrais. Inferência Estatística: Estimação por intervalos de confiança (valor médio, variância e diferença de valores médios de populações normais); Testes: de ajustamento (Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk); sobre o valor médio em populações normais e com base em grandes amostras (testes t); sobre a variância em populações normais; sobre a mediana - pequenas amostras e populações não normais (teste dos sinais e de Wilcoxon); para comparação de duas populações - duas amostras independentes e duas amostras emparelhadas (testes t, Mann-Whitney, sinais e Wilcoxon). Regressão Linear Simples.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas onde é exposta a matéria teórica, com auxílio de slides da autoria do docente e aulas práticas onde são resolvidos exercícios de aplicação (recorrendo quando necessário ao auxilio do SPSS e do EXCEL). Avaliação Contínua - exercícios resolvidos nas aulas práticas. Avaliação Periódica – 2 testes: a meio e no fim do semestre. Só poderão realizar os testes os alunos que tenham assistido a pelo menos 80% das aulas de prática laboratorial lecionadas até esse teste. Nota Final : 0.8 x média das notas obtidas nos testes + 0.2 x média das notas obtidas nos exercícios. Exame final para alunos não aprovados no conjunto Avaliação Periódica+Avaliação Contínua.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre