Disciplina Curricular

Química Geral QGera

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Sabendo que os alunos iniciam os seus estudos no ensino superior com grande heterogeneidade no conhecimento e linguagem dos fenómenos científicos, pretende-se que os alunos dominem um conjunto de conceitos básicos de Química, que se apercebam da importância da Química no tema principal do seu plano de estudos e que se sintam estimulados a aprofundar assuntos tratados ao longo do semestre.

Programa

Átomos, estrutura eletrónica e propriedades periódicas. Ligação química: notação de Lewis, ligação iónica e energia reticular; ligação covalente, eletronegatividade, estruturas de Lewis, carga formal, conceito de ressonância, exceções à regra do octeto e energia de ligação. Forma e geometria molecular, hibridação de orbitais atómicas, teoria da ligação de valência para as moléculas dos elementos s e p, teoria das orbitais moleculares aplicada às moléculas diatómicas homonucleares. Forças intermoleculares, estado líquido, tensão superficial, ação capilar, viscosidade, estrutura e propriedades da água; estado sólido, estrutura cristalina, estruturas típicas de sólidos cristalinos. Tipos de cristais e propriedades gerais: cristais iónicos, cristais covalentes, cristais moleculares e cristais metálicos. Ácidos e bases: Definições e classificação. Noção de pH duma solução. Escala de pH.Propriedades físicas das soluções: tipos de soluções, soluções de líquidos em líquidos, soluções de sólidos em líquidos. Efeito da temperatura na solubilidade, produto de solubilidade, efeito do ião comum. Cinética Química: velocidade de uma reacção química. Cinéticas de 1ª e 2ª ordem; ordem de uma reação.Estado gasoso: lei de Boyle; lei de Charles; lei Avogadro; equação dos gases perfeitos; lei de Dalton. Termoquímica: 1º Princípio da termodinâmica; conceitos de energia interna, estado padrão, entalpia e entalpia padrão. lei Hess; conceito de entropia; 2º Princípio da termodinâmica; energia de Gibbs; 3º Princípio da termodinâmica. Electroquímica: reacções redox; células galvânicas e electrolíticas; potenciais padrão de eléctrodo; f.e.m. de uma pilha; lei Nernst; células combustível. A componente prática versa essencialmente a aprendizagem das técnicas básicas em laboratório como seja a realização de trabalhos laboratoriais adequados aos objetivos da disciplina

Métodos de ensino e avaliação

Os alunos são incentivados a resolver problemas e outras questões associadas à parte teórica durante o semestre, em complemento das aulas teóricas e das aulas teórico-práticas de resolução de problemas. Nas aulas de laboratório são realizados trabalhos práticos por todos os alunos, executados em grupo. A avaliação da parte teórica tem duas componentes: um teste sobre fundamentos de química (que contribui com 2 valores para a classificação teórica) e 2 testes intercalares ou exame final (18 valores). No caso de a classificação teórica ser entre 8,5 e 9,4 valores, o aluno tem acesso a uma prova oral. Laboratório: (i) preparação, participação e desempenho, (ii) folhas de resultados, (iii) um relatório desenvolvido (iv) teste escrito individual. A nota final é a média ponderada da nota teórica (70%) e da nota prática (30%). A aprovação implica classificação mínima de 9,5 tanto na vertente teórica como na componente prática.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre