Disciplina Curricular

Química Geral QGera

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Adquirir a capacidade de compreender e relacionar um conjunto de conceitos fundamentais de Química, relacionados com propriedades da matéria, átomos e moléculas, e com noções básicas de termodinâmica, equilíbrio químico - incluindo sistemas ácido-base e equilíbrio eletroquímico – e cinética química. Desenvolver pensamento crítico e capacidade de trabalhar em grupo, particularmente através da exposição a situações laboratoriais concretas no âmbito de aulas práticas que decorrem das aprendizagens teóricas adquiridas. Compreender a relação da química, como ciência central, com as outras áreas científicas do seu plano curricular. Transpor e adaptar as competências teóricas, teórico-práticas e práticas desenvolvidas para resolver problemas concretos do dia a dia. Adquirir autonomia de pensamento e ação, e aprofundar o autoconhecimento de forma a terem maiores níveis de sucesso no seu percurso académico.

Programa

Teoria Quântica e estrutura eletrónica de átomos (orbitais atómicas e configurações eletrónicas). Relações periódicas entre elementos. Ligação química: ligação iónica e covalente, eletronegatividade, cargas formais, energia de ligação, geometria molecular, polaridade das moléculas, teoria da ligação de valência, teoria das orbitais moleculares, hibridização de orbitais atómicas. Leis dos Gases. Forças intermoleculares e propriedades dos gases, líquidos e sólidos. Transições de fase. Termodinâmica Química: 1ª lei (energia interna; entalpia); 2ª lei (entropia; energia de Gibbs); espontaneidade. Propriedades físicas de soluções. Equilíbrio Químico: constante de equilíbrio; influência da temperatura e da pressão. Equilíbrio ácido-base e equilíbrio de solubilidade. Electroquímica: reações redox; células eletroquímicas; potenciais de elétrodo; espontaneidade. Cinética Química: velocidade de reação; constante de velocidade; lei de velocidade; influência da temperatura; mecanismo reacionais.

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação da parte teórica consiste em 2 testes parciais (1 intercalar e outro na data do exame final) ou 1 exame final. O 1º teste intercalar (ou o exame final) terá perguntas sobre noções básicas de Química para as quais os alunos se preparam, autonomamente, com base no livro recomendado. Estas perguntas valem 2 valores. No caso da classificação da parte teórica estar compreendida entre 8,5 e 9,4 valores, os alunos têm acesso a uma prova oral. As teórico-práticas decorrem em regime tutorial, com base em 7 séries de problemas que acompanham a matéria teórica. A prática consiste na realização de 4 trabalhos laboratoriais. A avaliação da componente laboratorial incide sobre: preparação prévia dos trabalhos, participação e atitude no laboratório, tratamento de resultados e um teste escrito individual. A nota final é a média ponderada da parte teórica (70%) e da componente prática (30%). A aprovação na UC implica classificações mínimas de 9,5 nas partes teórica e prática.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre