Disciplina Curricular

Ecologia Geral EGer

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta disciplina pretende introduzir os alunos aos conceitos básicos e princípios teóricos em Ecologia, bem como estabelecer a relevância da Ecologia para a resolução dos problemas ambientais. Pretende-se ainda que os alunos obtenham alguma experiência do trabalho de campo e de modelação computacional em Ecologia. O programa adoptado segue uma abordagem feita sob a perspectiva de motivar o interesse dos alunos pelas questões da Ecologia. O Homem é considerado, devido ao seu dramático efeito no planeta e no clima, como um "parâmetro geofísico". Esta abordagem é transmitida de um modo transversal ao longo do programa.

Programa

Ecologia e Sustentabilidade; Ambiente físico e Químico; Produtividade dos Ecossistemas; Clima e a sua relação com as comunidades de produtores primários; Ciclos Biogeoquímicos; Alterações Climáticas; Ecologia de Populações; Ecofisiologia animal; Ecologia da Paisagem; Gestão de Recursos Biológicos; Ecologia de Comunidades; Gestão de Áreas Protegidas; Serviços dos Ecossistemas. As componentes teórica e teórico-prática do programa são leccionadas em estreita ligação, de modo a que os alunos utilizem os conhecimentos teóricos nas aulas teórico-práticas. 

Metodologia de avaliação

Aulas expositivas com apoio de material audiovisual. Aulas com participação dos estudantes. Aulas onde os alunos realizam exercícios no computador. Os alunos são obrigados a assistir a dois terços das aulas TP. Caso este critério não seja cumprido os alunos reprovam automáticamente. A avaliação é dividida em duas partes. Parte A - Teste individual sobre matéria da Teórica e da Teórico-Prática: 70% da nota e apresentação oral do trabalho TP, com a entrega de um resumo de 3-5 páginas (30%). Parte B - Exame sobre matéria da Teórica e da Teórico-Prática. Nota da UC é a média das notas da parte A e B desde que as notas individuais sejam maiores ou iguais a 8 valores. Se as notas individuais de pelo menos 1 das partes for menor que 8 valores o aluno reprova à UC. Se a média da classificação das duas partes for maior ou igual a 10 valores o aluno aprova desde que cumpridas as condições descritas anteriormente.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre