Disciplina Curricular

Mecânica e Ondas MOnd

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta Unidade curricular tem como objectivo dar aos alunos um conhecimento de nível introdutório aos fenómenos físicos relacionados com o equilíbrio e o movimento de corpos rígidos e a fenómenos ondulatórios simples. No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:a.  Desenvolver raciocínio crítico e formalizar a linguagem.b.  Aprender os conceitos físicos básicos relacionados com Mecânica Clássica e com fenómenos ondulatórios básicos e como se interligam.c.  Desenvolver uma estratégia de soluçáo para problemas físicos.d.  Identificar e resolver questões relacionadas com o equilíbrio e o movimento de corpos rígidos e com fenómenos ondulatórios simples.e.  Operacionalizar os conceitos físicos em exemplos práticos.

Programa

Parte I. Mecânica Clássica1. Movimento numa dimensão2. Vectores e movimento a duas dimensões3. As leis do movimento4. Movimento Circular e outras aplicações das Leis de Newton5. Energia de um Sistema6. Conservação da Energia7. Momento linear e colisões8. Rotação de um corpo rígido em torno de um eixo fixo9. Momento AngularParte II. Oscilações e Ondas10. Movimento Oscilatório11. Movimento Ondulatório12. Ondas sonoras13. Sobreposição de ondas e ondas estacionárias

Metodologia de avaliação

As aulas são de índole essencialmente expositiva e demonstrativa e destinam-se a fornecer aos alunos os conceitos e métodos teóricos necessários para a compreensão da matéria que compõe o curso.1. Avaliação contínua – informação dada pelos docentes tendo por base a participação nas aulas de laboratório, o desempenho durante as aulas e as classificações atribuídas aos relatórios laboratoriais (nota minima 10 valores), com um peso de 25% na nota final.2. Exame final (nota mínima 9.5 valores), com um peso de 75% na nota final. Aprovação com nota final igual ou superior a 10.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre