Disciplina Curricular

Mecânica e Ondas MOnd

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta Unidade curricular tem como objectivo dar aos estudantes um conhecimento de nível introdutório aos fenómenos físicos relacionados com o equilíbrio e o movimento de corpos rígidos e a fenómenos ondulatórios simples. No final desta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: desenvolver raciocínio crítico e formalizar a linguagem; aprender os conceitos físicos básicos relacionados com Mecânica Clássica e com fenómenos ondulatórios básicos e como se interligam; desenvolver uma estratégia de solução para problemas físicos; identificar e resolver questões relacionadas com o equilíbrio e o movimento de corpos rígidos e com fenómenos ondulatórios simples; operacionalizar os conceitos físicos em exemplos práticos.

Programa

Parte I - Mecânica Clássica: Medições em Física. Movimento a uma dimensão. Vectores e movimento a duas dimensões. As leis do movimento. Movimento circular e outras aplicações das leis de Newton. Energia de um sistema. Conservação da energia. Momento linear e colisões. Dinâmica das rotações. Momento angular. Parte II - Oscilações e Ondas Mecânicas: Movimento oscilatório. Movimento ondulatório. Ondas sonoras. Sobreposição e ondas estacionárias.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas são de índole essencialmente expositiva e demonstrativa e destinam-se a fornecer aos estudantes os conceitos e métodos teóricos úteis para a compreensão das matérias que compõem o curso, e que constam do livro recomendado. As aulas teórico-práticas destinam-se ao esclarecimento de dúvidas relativas à aplicação prática das matérias da componente teórica. Estas aulas são utilizadas na discussão de séries de problemas de aplicação, disponibilizadas com antecedência, e ao esclarecimento de conceitos físicos e de dúvidas relativas à estratégia e metodologia de resolução destes problemas. Nas aulas práticas de laboratório são realizados 5 trabalhos práticos. Avaliação: Componente de laboratório (25%): avaliação contínua do desempenho, classificação de problemas propostos, registo e tratamento dos dados durante as aulas, e relatórios finais. Componente teórica (75%): exame final.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre