Disciplina Curricular

Sistemas Energéticos em Edifícios SEE

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Optativas > 5º Ano > 931_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (4º e 5º Anos)

Período:

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Optativas > 4º Ano > 931_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (4º e 5º Anos) > 2º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Disciplina de introdução ao impacto ambiental dos edifícios, em particular à energia consumida nos sistemas de controlo do ambiente interior. São introduzidos conceitos fundamentais e explorados exercícios de dimensionamento e cálculo de consumo energético e impacto ambiental de edifícios. Pretende-se ainda que os alunos adquiram um conhecimento sólido da regulamentação para o desempenho energético e se familiarizem com as ferramentas de cálculo disponíveis.

Programa

1. Regulamentos do desempenho térmico de edifícios e Certificação Energética. 2. Transferência de calor aplicada aos edifícios. Ganhos solares. Redes térmicas. 3. Balanço de energia num edifício e métodos de cálculo simplificados aplicados à regulamentação. 4. Psicrometria e ar húmido. Transferência de massa e condensação. 5. Conforto térmico e qualidade do ar interior. 6. Cálculo de cargas térmicas, dimensionamento e projeto de instalações de climatização. 7. Sistemas de aquecimento e arrefecimento (produção) e sistemas de entrega de calor e frio. 8. Ventilação natural. Sistemas de ventilação mecânica, bombagem hidráulica e filtragem de ar.

Métodos de ensino e avaliação

A componente teórica é principalmente expositiva com a participação dos alunos. Na prática o aluno tem de completar um conjunto de exercícios, com periodicidade semanal. Durante as aulas práticas-laboratoriais os alunos desenvolvem um projeto prático que inclui a componente de projeto de sistemas de energia em edifícios e aplicação dos regulamentos. A avaliação periódica será feita através de dois testes com peso de 30% e de um projeto com peso de 40%. Exige-se nota mínima em cada uma das componentes de 8 valores (em 20). Em alternativa os alunos poderão realizar um exame final.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre