Disciplina Curricular

Energia Eólica EEol

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Optativas > 5º Ano > 931_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (4º e 5º Anos)

Período:

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Optativas > 4º Ano > 931_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (4º e 5º Anos) > 2º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina pretende munir os alunos de conhecimentos de nível médio/avançado sobre energia eólica em geral, abordando metodologias de avaliação do recurso eólico do vento, aerodinâmica do rotor, integração de sistemas eólicos na rede eléctrica e aplicação prática de normas e regulamentos. O conteúdo programático proposto permitirá aos alunos desenvolverem competências em: 1) avaliação do recurso eólico e estimativa de desempenho de turbinas eólicas; 2) selecção das tipologias tecnológicas de turbinas eólicas mais adequadas as condições de recurso energético e da rede eléctrica de interligação, assegurando a manutenção da qualidade de energia da rede local; 3) projecto de consultoria de sistemas de microgeração eólica e acções; 4) acções de consultoria técnica na avaliação de impacto ambiental de turbinas e centrais eólicas e análise preliminar de viabilidade de sistemas eólicos.

Programa

A disciplina pretende munir os Alunos de conhecimentos de nível médio/avançado sobre energia eólica em geral, abordando metodologias de avaliação do recurso eólico do vento, aerodinâmica do rotor, integração de sistemas eólicos na rede eléctrica e aplicação prática de normas e regulamentos, que lhes permitam apreender os fundamentos teóricos e práticos destas metodologias numa prespectiva de consultoria e projecto no domínio da energia eólica. 

Métodos de ensino e avaliação

A parte teórica é essencialmente expositiva. Os alunos, que são convidados a assumirem uma posição crítica e participativa. Na componente prática o aluno tem de completar várias tarefas, além da resolução de exercícios práticos de aplicação da componente teórica, a citar, trabalhos (entre 3 e 5) de resolução de exercícios e um trabalho de pesquisa. Nestas aulas são facultados protocolos aos alunos com os procedimentos a seguir para atingirem os objectivos pretendido.Exame Final - Ponderação: 80% Avaliação contínua [aulas + 3 a 5 trabalhos periódicos] - Ponderação: 20%

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre