Disciplina Curricular

Mobilidade Sustentável MSus

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Optativas > 4º Ano > 931_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (4º e 5º Anos) > 1º Semestre

Período:

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Optativas > 5º Ano > 931_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (4º e 5º Anos)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No fim das aulas deve ser capaz de: ·        Ter noção da contribuição do setor dos transportes para o consumo de energia de origem fóssil, de origem renovável e as emissões resultantes; ·        Distinguir emissões locais e globais; ·        Saber desenhar inquéritos de mobilidade e planos de mobilidade sustentável; ·        Ter noção das várias tecnologias existentes e sua expressão nas frotas; ·        Fazer inventário às emissões de uma frota; ·        Fazer e quantificar cenários de melhoria da eficiência energética e redução de emissões; ·        Comparar sistemas de transporte diferentes em ciclo de vida; ·        Estimar pegadas carbónicas.; Conhecer os modelos utilizados nos inventários nacionais de emissões dos Estados Unidos e Europa e saber utiliza-los, e.g. COPERT; MOVES; importancia da "big data" N

Programa

Definição de sustentabilidade nos trasportes; Classificação de transportes; Evolução histórica; Interação do setor dos transportes com o consumo de energia e emissões; Planos de mobilidade sustentável e inquéritos; Metodologia da EEA-European Environment Agency/CORINAIR para estimativa de emissões (Tier 1, Tier 2 e Tier 3); Normas para escape de carros e normas para qualidade do ar exterior; Análise da dimensão ambiental da sustentabilidade-Análise de ciclod e vida; Sensores ardwino para recolha de "big data" e apalicação a condução autonoma.

Metodologia de avaliação

As aulas serão teórico-práticas e práticas. A avaliação vai constar de: Inquérito e análise (10%) trabalho com COPERT (25%) aplicação de ardwino a corrida de carros autonomos eletricos com estimativa da dua autonomia (15%). exame final (50%). Quem optar só por exame este valerá 100% da nota.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre