Disciplina Curricular

Fundamentos de Eletrónica FEle

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Optativas > 3º Ano > 481_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (3º Ano) > 1º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Num contexto de um curso de Engenharia, a familiarização com sistemas electrónicos constitui um objectivo importante desta disciplina, uma vez que como profissionais, inseridos em ambiente empresarial, terão que lidar com sistemas electrónicos de medida e controle. São competências a adquirir pelos alunos nesta disciplina: compreensão e capacidade de projecto de circuitos com amplificadores operacionais e/ou com transístores; compreensão e capacidade de projecto de circuitos para utilização em fontes comutadas; projecto com circuitos lógicos e interfaces A/D e DA; projecto de circuitos com transdutores.

Programa

1 – Amplificadores: revisão de teoria de redes de dois portos;  amplificadores genéricos descritos por uma matriz híbrida. 2 – Amplificador operacional: amplificador com realimentação; circuito somador, integrador, diferenciador; amplificador de instrumentação; comparadores; histerese; oscilador de relaxação. 3 – Transistores bipolares; Configuração em emissor base e colector comum; MOSFETS; amplificadores com transistores; modelo de pequenos sinais; corte e saturação. 4 – Fontes de alimentação comutadas: princípios de funcionamento; conversores comutados de alta frequência AC/DC, DC/AC, DC/DC e AC/AC; topologias básicas dos conversores DC/DC; controlo PWM. 5 – Circuitos digitais: portas lógicas; circuitos lógicos; álgebra de Boole; unidade básica de memória – flip-flops; contadores e outros circuitos digitais 6 – Conversores A/D e D/A. 7 – Transdutores: fotodíodo; fototransistor; microfone; "strain gauge"; aplicações.

Metodologia de avaliação

As aulas teóricas são essencialmente aulas expositivas, centradas no professor, mas são equilibrados por aulas práticas, onde os alunos têm contato direto com os temas abordados nas aulas teóricas. A fim de promover uma boa aprendizagem, nas aulas teóricas são apresentados vários exemplos práticos que ilustram as ideias e conceitos. A resolução de problemas é outro componente utilizado pelo professor para esclarecimento e exemplificação de conceitos.A avaliação contempla uma parte em avaliação contínua (peso de 30%) e uma de avaliação por exame ou testes parciais (peso de 70%). A componente de avaliação contínua é obtida pela frequência das aulas de laboratório, obrigatórias, de onde se obtém a informação relativa a cada aluno quanto ao seu desempenho ao longo do semestre.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre