Disciplina Curricular

Fundamentos de Eletrónica FEle

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Optativas > 3º Ano > 481_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (3º Ano) > 1º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Num contexto de um curso de Engenharia, a familiarização com sistemas electrónicos constitui um objectivo importante desta disciplina, uma vez que como profissionais, inseridos em ambiente empresarial, terão que lidar com sistemas electrónicos de medida e controle. São competências a adquirir pelos alunos nesta disciplina: compreensão e capacidade de projecto de circuitos com amplificadores operacionais e/ou com transístores; compreensão e capacidade de projecto de circuitos para utilização em fontes comutadas; projecto com circuitos lógicos e interfaces A/D e DA; projecto de circuitos com transdutores.

Programa

1 – Amplificadores: revisão de teoria de redes de dois portos;  amplificadores genéricos descritos por uma matriz híbrida. 2 – Amplificador operacional: amplificador com realimentação; circuito somador, integrador, diferenciador; amplificador de instrumentação; comparadores; histerese; oscilador de relaxação. 3 – Transistores bipolares; Configuração em emissor base e colector comum; MOSFETS; amplificadores com transistores; modelo de pequenos sinais; corte e saturação. 4 – Fontes de alimentação comutadas: princípios de funcionamento; conversores comutados de alta frequência AC/DC, DC/AC, DC/DC e AC/AC; topologias básicas dos conversores DC/DC; controlo PWM. 5 – Circuitos digitais: portas lógicas; circuitos lógicos; álgebra de Boole; unidade básica de memória – flip-flops; contadores e outros circuitos digitais 6 – Conversores A/D e D/A. 7 – Transdutores: fotodíodo; fototransistor; microfone; "strain gauge"; aplicações.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas são essencialmente aulas expositivas, centradas no professor, mas são equilibrados por aulas práticas, onde os alunos têm contato direto com os temas abordados nas aulas teóricas. A fim de promover uma boa aprendizagem, nas aulas teóricas são apresentados vários exemplos práticos que ilustram as ideias e conceitos. A resolução de problemas é outro componente utilizado pelo professor para esclarecimento e exemplificação de conceitos.A avaliação contempla uma parte em avaliação contínua (peso de 30%) e uma de avaliação por exame ou testes parciais (peso de 70%). A componente de avaliação contínua é obtida pela frequência das aulas de laboratório, obrigatórias, de onde se obtém a informação relativa a cada aluno quanto ao seu desempenho ao longo do semestre.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre