Disciplina Curricular

Ciclos Geoquímicos CGeoq

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Optativas > 3º Ano > 481_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (3º Ano) > 1º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta disciplina pretende dar uma perspectiva integradora dos processos geoquímicos que ocorrem à superfície do Planeta, nomeadamente na interacção e quantificação dos fluxos de matéria e energia entre as diferentes esferas terrestres (litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera) e a sua assinatura no ciclo dos principais elementos constituintes da matéria viva nos diferentes reservatórios. Esta abordagem é utilizada no estudo e compreensão das mudanças globais no passado da História da Terra e na avaliação das consequências que as mudanças actuais terão para o futuro (incluindo alterações climáticas).

Programa

Caracterização dos principais reservatórios geoquímicos: a Litosfera, Hidrosfera, Atmosfera e Biosfera. Modelação de Ciclos Biogeoquímicos. Estudo do ciclo biogeoquímico do carbono e de outros elementos: O, S, P, N e metais.

Metodologia de avaliação

A componente teórica e teórico-prática encontram-se articuladas em termos de conceitos abordados e resolução de problemas. Os tutoriais fornecem instrumentos para a sua resolução nas aulas e orientam o estudo independente fora da sala de aula por parte do aluno aprofundando a sua capacidade de reflexão sobre matéria. Este objectivo é suportado ainda pela proposta de trabalhos práticos. Dois teste escritos (50%) e 2 trabalhos práticos (50%) ao longo do semestre ou, alternativamente, um exame escrito final (100%)

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre