Disciplina Curricular

Modelação Numérica MNum

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O desenvolvimento e utilização de modelos numéricos está na base de uma grande parte dos projectos em engenharia e em ciências aplicadas. Neste curso pretende-se introduzir um conjunto de conceitos fundamentais de análise de dados e de modelação, directamente utilizáveis para o desenvolvimento de modelos numéricos.

Programa

  1.       Aplicações da análise de Fourier. Teoria da amostragem e teorema de Nyquist. Aliasing. Espectros de     potência. Sinais sintéticos. 2.       Filtros digitais. Filtros de convolução. Funções de transferência. Filtros 2D. 3.       Filtros recursivos. Design de filtros. 4.       Modelos numéricos baseados em equações diferenciais. Discretização. Métodos de diferenças finitas e métodos de Galerkin. Propriedades genéricas dos métodos numéricos. Métodos explícitos e implícitos. Estabilidade numérica. 5.       Equações de Poisson e sua aplicação na análise de campos potenciais e em problemas de transferência de calor em sólidos. 6.       Modelação de fluidos. Equação de difusão aplicada à transferência de calor e massa. Equação de advecção-difusão 1D. Modelo 2D shallow water. Modelos de Navier-Stokes. 7.       Problemas sub e sobre-determinados.

Métodos de ensino e avaliação

Apresentação teórica e elucidativa de conteúdos. Pedagogia de Projecto baseada na resolução de problemas com recurso à programação. Exame final teórico. Trabalhos teórico-práticos a relizar durante o semestre

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre