Disciplina Curricular

Circuitos Elétricos CEletr

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que, depois de obterem aprovação a esta disciplina, os estudantes tenham desenvolvido proficiênca na análise de circuitos eléctricos e na utilização de equipamento laboratorial de medida de grandezas eléctricas.

Programa

1 – Noções básicas: noção de dipolo; leis de Kirchhoff; componentes lineares. 2 –Circuitos lineares em corrente contínua: associações série e paralelo; divisor de tensão e de corrente; equivalentes de Thévenin e de Norton; métodos de análise de circuitos. 3 – Redes de dois portos: definição; matriz impedância, admitância e híbridas; matriz de transferência; ligação em cadeia de quadripolos. 4 – Circuitos em corrente alternada: grandezas sinusoidais; impedância; lei de Ohm generalizada; circuitos básicos; potências; compensação do factor de potência. 5 – Análise de circuitos no domínio da frequência: circuitos de 1ª ordem; função de transferência, características de amplitude e de fase, diagrama de Bode; circuitos de 2ª ordem – ressonância, factor de qualidade, largura de banda. 6 – Sistemas trifásicos: conceitos básicos; ligação de cargas; potências em sistemas trifásicos; equilíbrio de cargas. 7 - Elementos não-lineares: díodo ideal; características dos díodos não ideais; aplicações.

Métodos de ensino e avaliação

Apresentação da teoria acompanhada de exemplos práticos que ajudam à compreensão dos conceitos. Resolução de problemas. Actividades de laboratório sobre os diferentes pontos dos conteúdos programáticos. • 2 testes durante o semestre ou exame final - 70%• Prova oral laboratorial - 30% Classificação mínima de oito valores em cada uma das componentes de avaliação.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre