Disciplina Curricular

Ciência, Tecnologia e a Cidade CTC

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Optativas > 1º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Proporcionar aos alunos uma panorâmica das relações da história da ciência e tecnologia com a história do urbanismo desde a Antiguidade até às atuais projeções para as cidades do futuro. Refletir sobre os conceitos de ciência e cidade e sobre as tendências da historiografia. Evidenciar o papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento das cidades ao longo das diferentes civilizações e como um marco da Europa desde o Renascimento, assim como a importância da cidade não só como estrutura e local de receção do conhecimento, mas como espaço facilitador de produção do conhecimento científico e de desenvolvimento das suas práticas.    

Programa

1.Conceitos e tendências da historiografia. 2.As cidades e a Filosofia no Mundo Clássico e os vários "pais" da Ciência. 3.Os mosteiros como microcidades e pólos de conhecimento. 4.A curiosidade no Renascimento como motor de construção de conhecimento e da cidade ideal. 5.Ciência, Tecnologia e Medicina em Lisboa. 6.O Iluminismo e a reconstrução de Lisboa depois do terramoto de 1755. 7.A Ciência e a cidade no tempo da Primeira Revolução Industrial e as primeiras propostas das cidades-jardim para o futuro. 8.As matrizes do progresso no início do século XX: electricidade e o seu impacto nas cidades, as redes de infra-estruturas, preocupações higienistas e projectos de lazer. 9.A recuperação das cidades no pós-guerra. 10.As cidades do futuro: desafios a enfrentar, projectos futuristas e soluções com enfoque na sustentabilidade. 

Métodos de ensino e avaliação

O método de ensino baseia-se na exposição por parte do professor dos conteúdos da unidade curricular com recurso a um vasto banco de imagens. Serão analisados alguns textos considerados essenciais para o impacto da ciência na cidade, seguido de discussão com os alunos.Um exame e a realização de um blog como trabalho de grupo, que ficará disponível no final do semestre. A avaliação é contínua e compreende o interesse nas aulas; participação na construção de um blog de Ciência, Tecnologia e Cidade; e a realização de uma frequência sobre os temas lecionados.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre