Disciplina Curricular

Programação I Prog-I

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que o aluno aprenda a programar numa linguagem imperativa (o Python), que fique a conhecer técnicas de programação e algoritmos básicos, e que adquira bons hábitos de programação.

Programa

Programação básica Elementos de computação: Computabilidade e máquina de Turing.de algoritmia: Busca exaustiva, por aproximação e por bissecção.de metodologia de programação: Atribuição e verificação; Decisão; Iteração e recursão; Abstracção e especificação; Clonagem.de linguagens de programação: Expressões e tipos; Precedência e associatividade; Funções; Âmbito; Bibliotecas e módulos.de estruturas de dados: Sequências, tuplos, listas e dicionários; Ficheiros.de desenvolvimento de software: Leitura e escrita; Documentação; Asserções e excepções; Teste e depuração.

Metodologia de avaliação

Aulas presenciais de exposição da matéria e de resolução de exercícios.Aulas em laboratório de informática, para desenvolvimento e execução de pequenos programas. Exame final (67%). Trabalho prático a realizar durante o semestre (19%) Trabalhos de casa (14%).

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre