Disciplina Curricular

Projeto de Edifícios de Balanço Energético Zero PEBEZ

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Optativas > 5º Ano > 931_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (4º e 5º Anos)

Período:

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Optativas > 4º Ano > 931_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (4º e 5º Anos) > 1º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aprofundar os conhecimentos e desenvolver as aptidões e competências necessárias ao projeto em contexto interdisciplinar de edifícios com balanço energético global zero (NZEB). - Identificar o conjunto abrangente de condições que baseia o projeto de NZEB no contexto das especificidades climáticas e funcionais ao longo do ciclo de vida. - Calcular o impacte ambiental de soluções construtivas. - Simular e avaliar o balanço energético de edifícios. - Conceber e avaliar soluções alternativas de projeto NZEB, integrando processos de arquitetura e de engenharia, e selecionar as que mais se adequam num ambiente projetual.

Programa

1. Introdução: impacte ambiental da produção de energia, dos edifícios e dos materiais. 2. Ciclo de vida: LCA, fronteiras, fluxos, métodos, indicadores, oportunidades e limitações. 3. Ciclo de vida de materiais: energia incorporada, pegada de carbono, impacte ambiental de soluções construtivas e sustentabilidade social de materiais. 4. Seleção de materiais: estratégias, projeto aplicado e fim de vida numa abordagem circular. 5. Edifícios com balanço de energia zero (NZEB): consumo de energia, sistemas energéticos, balanço de energia zero, simulação dinâmica e integração de sistemas renováveis. 6. Redução das necessidades energéticas - a base de um NZEB: a importância dos utilizadores, estratégias passivas, ventilação natural versus VMC. 7. Apresentação do exercício de projeto de NZEB: metodologias de colaboração arquitetura/engenharia, programa, local e clima.

Metodologia de avaliação

Existem três elementos de avaliação: - conjunto de oito exercícios concisos a desenvolver ao longo do semestre, com entregas regulares em datas pré-definidas (35%); - teste intercalar de avaliação (30%); - exercício prático de projeto de um NZEB (35%), em equipas mistas com alunos de engenharia e alunos de arquitetura. O exercício inclui duas entregas intercalares e uma final, e uma apresentação e discussão. Os trabalhos serão acompanhados pelos docentes no âmbito dos períodos letivos práticos e da orientação tutorial. Não há lugar a exame final.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre