Disciplina Curricular

Eletroquímica Eletroq

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Optativas > 3º Ano > 481_MI em Eng. da Energia e do Ambiente (3º Ano) > 2º Semestre

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aquisição de conhecimentos e competências que permitam entender o funcionamento dos sistemas electroquímicos e a sua aplicação tecnológica.

Programa

Breve referência a soluções electrolíticas, potenciais e células electroquímicas. Lei limite e estendida de Debye-Huckel, condutividade de soluções electrolíticas, significado e determinação de números de transporte. Interface electrificada: interfaces idealmente polarizáveis; modelos para a descrição da estrutura da interface electrificada. Cinética dos processos de eléctrodo controlados por transferência de carga: equação de Butler-Volmer; formas limite da equação de Butler-Volmer e sua aplicação na determinação de parâmetros cinéticos. Transferência de massa: modos de transferência de massa; eliminação da componente migratória; leis de Fick; soluções das equações de Fick na ausência de migração e convecção; Introdução às técnicas electroanalíticas: cronoamperometria e voltametria cíclica.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas e de laboratório. Exame final escrito e avaliação da parte laboratorial, incluindo relatórios. A classificação é uma média ponderada da parte laboratorial (1/3) e do exame (2/3). A aprovação na disciplina implica classificações maiores ou iguais a 10 valores no exame final e parte laboratorial. O exame final poderá ser substituído por dois testes parciais sendo que a classificação em qualquer deles nunca poderá ser inferior a 8 valores. 

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre