Disciplina Curricular

Mecânica de Fluidos MFlu

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aquisição dos conceitos fundamentais mecânica dos meios contínuos e em especial dos fluidos (líquidos e gases) e sua aplicação à engenharia e geociências. Aplicação com rigor físico-matemático dos balanços de massa, momento linear e energia a situações práticas e sua discussão à luz da teoria. Realização de trabalhos experimentais com evidência experimental de princípios da dinâmica de fluidos e hidrostática. Realização de problemas teórico-práticos com ênfase na dedução de fórmulas de suficiente generalidade e sua discussão.

Programa

1 – Conceitos da mecânica dos meios contínuos. 2- Partícula de meio contínuo. Variáveis extensivas e intensivas. Coordenadas Eulerianas e Lagrangeanas. 3 – Cinemática dos meios contínuos. Derivadas Euleriana e Lagrangeana. Advecção. 4 –Divergência e vorticidade. Vortex, fonte, sumidouro. Teorema de Helmholtz. 5 – Teoremas de Leibnitz e Reynolds. Densidade de fluxo, taxa de geração. Lei de Fick. 6 – Lei de Newton dos fluidos. Tensão e tensor das tensões. Lei de Cauchy e Navier-Stockes. 7 – Hidrostática. Equilíbrio hidrostático. Princípio de Pascal. Impulsão. Lei de Arquimedes. Resultante e momento da pressão. 8 – Equação integral do momento linear e angular. Aplicações. 9 – Balanço de energia cinética e mecânica. Conversões e fluxos de energia. Dissipação. 10 - Balanço de energia interna e total. Teorema de Bernoulli e aplicações. 11 – Análise dimensional e semelhança dinâmica 12 – Complementos de mecânica de fluidos. Canais. Turbomáquinas.

Metodologia de avaliação

Ensino expositivo com utilização de quadro exibição de pdfs. Acompanhamento tutorial nas aulas teórico-práticas. Aulas de laboratório.Exame final (80%). Relatórios laboratoriais (20%)

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre