Disciplina Curricular

Transferência de Calor e Massa TCM

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os fenómenos de transferência de calor e massa são relevantes em grande parte das aplicações de Engenharia. Pretende-se que o aluno desenvolva métodos de abordagem estruturada para a interpretação e quantificação de fenómenos de transferência de calor e de massa em sistemas relevantes para a sua área de formação. É conferida particular importância ao desenvolvimento de pensamento crítico na análise das questões colocadas ao longo do semestre, nomeadamente na identificação dos mecanismos que, em cada situação específica, determinam as velocidades de transferência de calor e/ou de transferência de massa.

Programa

1. Fundamentos físicos dos processos de troca de calor. Princípio de conservação da energia. Metodologia de análise. 2. Condução de calor. Propriedades térmicas de materiais. Equação de difusão do calor. Regime permanente unidimensional. 3. Processos de transferência de calor por condução dependente do tempo. Soluções exatas de casos especiais. 4. Transferência de calor por convecção. Camada limite. Convecção livre e forçada. Escoamentos interiores e exteriores. Casos especiais. Permutadores de calor 5. Revisão da transferência de calor por radiação. Fatores de forma. Trocas de calor por radiação entre corpos. 6. Processos de transferência de massa. Equações de Fick.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas são essencialmente expositivas, sendo estimulada a participação dos alunos sempre que possível. Nas aulas teórico-práticas os alunos resolvem individualmente problemas selecionados para ilustrar os conteúdos programáticos com o apoio do professor. Avaliação periódica do desempenho do aluno consiste em testes ao longo do semestre com um peso de 60% na classificação final. Exame final tem um peso de 40% na classificação final. Nota mínima em cada uma das componentes de avaliação 8 (em 20) valores.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre