Disciplina Curricular

Redes de Distribuição de Energia RDEne

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 2º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina pretende munir os Alunos de conhecimentos de nível médio/avançado sobre redes de transporte e distribuição de energia, que lhes permitam apreender os fundamentos teóricos e práticos de operação destas infraestuturas numa perspectiva de projectista de sistemas de geração distribuída de energia de base sustentável, a partir de fontes essencialmente renováveis. Dado o peso do sector electroprodutor no consumo de energia primária, dá-se especial incidência às redes de distribuição de energia eléctrica e aos princípios de funcionamento do sistema eléctrico, servindo este como base para a introdução de outros vectores energéticos, a citar, gás, frio e calor e hidrogénio.

Programa

1. Análise de sistemas de energia. Trânsito de energia em redes. Perfil de tensões e potência reactiva. 2. Potência de reserva estática e girante. Flexibilidade de um sistema eléctrico 3. Segurança de abastecimento, penetração renovável máxima sustentável 4. Redes e sistemas eléctricos activos/inteligentes 5. Dimensionamento de micro-redes (renováveis) em regime isolado e interligado 6. Princípios de concepção de sistemas de distribuição de calor e/ou frio 7. integração de sistemas energéticos

Métodos de ensino e avaliação

A parte teórica da disciplina é essencialmente expositiva na fase inicial de apresentação de conceitos e, posteriormente, numa segunda fase, os alunos são convidados a assumirem uma posição crítica e participativa trazendo para a análise de cada tema os seus conhecimentos do sistema energético, e de Energia, em geral. Na componente teórico-prática o aluno tem de completar várias tarefas, que passam pela resolução de exercícios práticos (com casos de estudo de cariz realista) de aplicação da componente teórica. Ao aluno são ainda propostos trabalhos (entre 1 e 3) com características inovadoras que obrigam à pesquisa e desenvolvimento de temas. O Exame Final é obrigatório.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre