Disciplina Curricular

Energias Renováveis ER

Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente - 6_Plano 2015/16 (Mest. Int)

Contextos

Grupo: 6_Plano 2015/16 (Mest. Int) > 1º Ciclo > Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Com esta disciplina pretende-se dar aos alunos formação de carácter generalista sobre a temática das energias renováveis, a um nível adequado ao último semestre de Licenciatura do programa de formação.

Programa

Fluxos renováveis de energia no planeta e fontes renováveis de energia associadas. Recurso solar: movimento aparente do sol e coordenadas solares; irradiância; insolação diária em superfícies; energia solar térmica e fotovoltaica. Recurso eólico: energia cinética do vento; limite de Betz. Fundamentos de energia geotérmica: geotermia de alta e baixa entalpia. Outras fontes renováveis de energia. Variabilidade de fontes renováveis de energia e armazenamento de energia. Aspectos socioeconómicos associados às energias renováveis: o conceito de curva de aprendizagem; o conceito de externalidade; incentivos à utilização de energias renováveis; custo unitário médio da energia; indicadores de avaliação de investimentos em energias renováveis; análise de ciclo de vida.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas de exposição; aulas teórico-práticas de resolução de problemas por parte dos alunos com suporte informático. A metodologia de avaliação envolve duas componentes: 1. Exame escrito, com um peso de 80% na nota final; 2. Classificação atribuída ao trabalho desenvolvido pelos aluno durante as aulas teórico-práticas,      com um peso de 20% na nota final. A aprovação na unidade curricular implica classificação final igual ou superior a 9.5, com classificação igual ou superior a 8.5 em cada uma das componentes da avaliação.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre