Disciplina Curricular
Sensores e Sistemas Óticos SSO
Mestrado Bolonha em Física - 3_MFis 2018/19 a 2024/25
Contextos
Grupo: 3_MFis 2018/19 a 2024/25 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Astrofísica e Cosmologia > Opcionais > 734_Opcionais Ramo Astrofísica e Cosmologia > 2º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Os sensores como interfaces entre sistemas reais e sistemas electrónicos, compreendendo os fenómenos físicos da transdução das grandezas e a sua transformação ao longo da cadeia de processamento de sinal. - O caso concreto dos sensores ópticos, as suas aplicações e a sua integração nos mercados . - Modelação e avaliação do comportamento de um sensor óptico integrado num sistema. Metricas de optimização, controlo e decisão. Competência para selecionar e integrar um sensor óptico num sistema. - Áreas de desenvolvimento dos sensores ópticos quer a nível da tecnologia de transdução quer do ponto de vista das aplicações e mercados.
Programa
- Características gerais de sensores e sua classificação por famílias, de acordo com vários critérios. - Os vários tipo de sensores ópticos relativamente à sua resposta espectral. - Modelos funcionais dos sensores ópticos. Sistemas de especificações. Materiais sensoriais. Fenómenos de conversão. Ruído. Figuras de mérito. - Aplicações de sensores ópticos na medição de variadas grandezas físicas. - Sistemas de condicionamento de sinal, aquisição e controlo. Integração de sensores. - Novos desenvolvimentos de sensores ópticos, nomeadamente em guias de onda, plasmónica, materiais não lineares.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação é feita por teste, trabalhos práticos com relatório e apresentação de um tema de sensores abordado durante as aulas. A prestação individual durante aos trabalhos práticos também é tido em conta.