Disciplina Curricular
Modelos Físicos em Economia e Finanças MFEF
Mestrado Bolonha em Física - 3_MFis 2018/19 a 2024/25
Contextos
Grupo: 3_MFis 2018/19 a 2024/25 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Física Estatística e Matéria Condensada > Opcionais > 735_Opcionais Ramo Física Estatística e Matéria Condensada > 2º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desde a metade do séc. XX que os modelos da Física têm sido nucleares na explicação dos fenómenos económicos e financeiros ao ponto de as finanças absorverem uma percentagem bastante relevante dos Físicos no mercado de trabalho. Na cadeira, pretende-se introduzir o estudante aos conceitos da economia e finanças onde os modelos da física são aplicados, numa perspetiva histórica e nas suas aplicações atuais, reforçando os conhecimentos fundamentais de física estatística, teoria da probabilidade e processos estocásticos - de equilíbrio e fora do equilíbrio - pela sua aplicação aos vários mercados financeiros e usando o paralelismo com os fenómenos naturais que originalmente deram origem à sua formulação. Pretende-se que o estudante seja capaz de entender a abstração associada à relação entre a moeda e o tempo, distinguir os diferentes instrumentos financeiros e relacioná-los com os correspondentes modelos da física associados e a sua interpretação na quantificação da incerteza e do risco.
Programa
A física no problema, a perspetiva histórica. Economia e Finanças: O que é a economia e o que é a Economia; O que é o valor, o que é o juro e o que significa o tempo; O crédito e os depósitos; O que é o dinheiro, como o encaramos, como se produz e o que significa; Mercados organizados, especulação e investimento; Mercado à vista e mercado a prazo. Instrumentos de Dívida e Capital, Derivados e porque é que alguém recorre a estes instrumentos. Revisões de Teoria da Probabilidade e Física Estatística: Teoria da Medida e o “fecho” do espaço de probabilidade; CLT e infinit variance distributions; Decaimento de isótopos e processos de Poisson; Os fundamentos “core” do conceito de ensemble; Oscilações nos ensembles, Chapman-Kolmogorov, Fokker – Plank, Langevin; Ito e Teoria das Martingalas. Como resolver uma equação diferencial estocástica. Black-Scholes-Merton, Valorização de opções europeias; Cox-Ross-Rubinstein, Valorização de Opções Bermudianas. Introdução ao Risco Actuarial, Risco de Mercado e Risco de Crédito. Críticas e perspectivas futuras (Oportunidades de Investigação): Introdução à modelação de Fat Tails, Levy Stables; Ligação à Criticalidade e transições de fase; Redes Neuronais.
Métodos de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos são expostos nas aulas teóricas, fazendo-se uma motivação aos diversos assuntos, algumas demonstrações, exemplos e aplicações. Os conteúdos são disponibilizados todas as semanas e discutidos na semana seguinte em que nos exercícios a ser resolvidos é avaliada a participação de cada um. A avaliação resulta de uma exposição oral de um tema sugerido e da intervenção na exposição dos demais estudantes. A participação na discussão semanal será um factor fundamental na avaliação do estudante.