Disciplina Curricular
Física da Matéria Condensada FMCon
Licenciatura Bolonha em Física - 13_LFIS 2017/18 a 2022/23
Contextos
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Biologia > 533 - Opção D - 3º ano
Período:
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Química > 533 - Opção D - 3º ano
Período:
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Matemática > 533 - Opção D - 3º ano
Período:
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Informática > 533 - Opção D - 3º ano
Período:
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em História e Filosofia das Ciências > 533 - Opção D - 3º ano
Período:
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Estatística e Investigação Operacional > 533 - Opção D - 3º ano
Período:
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Ramo de Astronomia e Astrofísica > 532 - Opção C - 3º Ano
Período:
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > -
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Introduzir os conceitos de física de muitas partículas e os modelos de física do estado sólido.
Programa
1. Introdução 2. Estrutura cristalina e estruturas dos sólidos 3. Difração e dispersão elástica 4. Ligações químicas 5. Vibrações atómicas e termodinâmica de fonões 6. Estados eletrónicos e termodinâmica de eletrões em metais 7. Condutividade elétrica e térmica 8. Eletrões em semicondutores
Métodos de ensino e avaliação
TEÓRICA O livro de texto adotado (Christman) privilegia uma exposição rigorosa dos princípios da física do estado sólido, matematicamente não sofisticada, e um conjunto alargado de problemas. AVALIAÇÃO Default: Exame final (75%) e avaliação contínua (25%). A avaliação contínua consiste na resolução de 1-3 problemas durante as TPs por cada grupo de dois alunos. Os problemas propostos são baseados nas séries. Os problemas são escolhidos pelos alunos e a resolução escrita é entregue até 24 horas antes da primeira aula de avaliação da série correspondente. A nota (0-20) é a média das duas componentes (escrita e oral) da avaliação contínua. É obrigatória a presença dos alunos num mínimo de 2/3 das TPs. Em alternativa, a avaliação consiste na realização do exame final. A escolha da alternativa deve ser justificada e comunicada ao docente.