Disciplina Curricular
Espectroscopia Molecular EMolec
Licenciatura Bolonha em Física - 13_LFIS 2017/18 a 2022/23
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Introdução básica à espetroscopia: da dualidade onda-partícula à espetroscopia atómica e molecular. Aplicação e interpretação dos 4 principais tipos de espectroscopia utilizados em química de síntese e análise: eletrónica (ultravioleta e visível) e vibracional (infravermelho) e rotacional (microondas), RMN e espectrometria de massa. Adquirir os conhecimentos necessários para compreender que os espectros são o resultado de interações radiação-matéria. Interpretar espetros rotacionais, vibracionais e eletrónicos e compreender o tipo de informação estrutural que pode ser obtida de cada um. Compreender os aspetos básicos da técnica de RMN. Interpretação de espectros e aplicações de RMN. Compreender os fundamentos da técnica de espectrometria de massa. Aprofundar o conhecimento das principais técnicas de espectrometria de massa para identificação estrutural e análise química. Utilização dos vários tipos de espectrómetros.
Programa
Espectroscopia eletrónica (ultravioleta e visível), vibracional (infravermelho) e rotacional (microondas). Espectroscopia de RMN. Relação entre espectros de RMN e estrutura molecular. Espectrometria de massa e técnicas 'hifenadas'.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas e teórico-práticas. Avaliação: Exame final escrito e informação prática (teste prático). A nota final será a média das notas do exame final (80 %) e da informação teórico-prática (20 %). A aprovação na disciplina implica classificações iguais ou superiores a 10/20 nas partes teórica e teórico-prática. No caso de a classificação do exame ser entre 8.0 e 9.4 valores, o aluno terá acesso a uma prova oral.